6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres reforça protagonismo feminino e debate políticas públicas em Jundiaí
Publicada em 23/07/2025 às 12:00Reunindo representantes do poder público, coletivos, movimentos sociais e a população, a 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres aconteceu no último final de semana, no auditório do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, o encontro foi um espaço de diálogo e construção coletiva para o fortalecimento das políticas voltadas às mulheres no município.

Promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e com apoio da Casa Civil, a conferência contou com debates, apresentações artísticas, incluindo uma apresentação de krav-magá e a performance do Núcleo de Dança Juliana Santos, leitura do regimento, realizada por Francine Galeotti, presidente do Conselho Municipal da Mulher, plenária final e eleição das delegadas que representarão Jundiaí na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
A abertura do evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Ellen Martinelli, que destacou a importância da ocupação dos espaços de decisão pelas mulheres. “Nós, mulheres, não estamos mais pedindo espaço, estamos ocupando e redesenhando estruturas para abrir caminhos mais justos para quem vem depois. Nosso papel não é apenas democrático, é estratégico. Não existe liberdade sem autonomia e não existe desenvolvimento sem que as mulheres estejam economicamente empoderadas”, afirmou.

A gestora adjunta da Casa Civil, Simone Zanotello, também reforçou o objetivo do encontro como um marco para o avanço das pautas femininas. “Esta conferência é um espaço de escuta, troca, aprendizado e fortalecimento. Estamos reunidos para construir um futuro mais justo, igualitário e com oportunidades para todas as mulheres. Que os debates de hoje tragam ideias e propostas transformadoras para inspirar ações concretas em nossa cidade”, disse.
As discussões foram organizadas em eixos temáticos, orientados por princípios como autonomia das mulheres, igualdade de gênero, respeito à diversidade e participação ativa. A conferência teve ainda uma palestra com Andréa de Castro, presidente da Comissão da Mulher Advogada da 33ª Subseção da OAB Jundiaí/SP, sobre “Cultura de Violência Contra a Mulher no Brasil”. “Falar de igualdade, respeito e condições melhores para as mulheres é um avanço para Jundiaí. Participar deste momento e contribuir para o debate sobre políticas públicas é uma grande honra”, ressaltou.


Entre os presentes estavam o presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vieira; a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Francine Galeotti; a Assessora de Políticas de Direitos Humanos, Kelsilene França; a vice-presidente da OAB Jundiaí, Raphaela De Lemos Damato Lopes; a Presidente do Conselho Superior Feminino (CONFEM) do CIESP, Cida Gibrail; representantes do Movimento Aliados, da ONG Frondosas e as covereadoras do Mandato Coletivo Cardume, Patrícia Torricelli e Carol Lemos.
A conferência teve como objetivo ampliar o diálogo entre governo e sociedade civil, diagnosticar a realidade das mulheres em seus territórios e consolidar ações prioritárias para a construção de políticas mais inclusivas.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
02/07/2025
Jundiaí abre inscrições para a 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
-
27/02/2023
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher completa 20 anos com solenidade
-
22/07/2021
Programação especial da Mulher: próxima semana terá dois eventos on-line
-
19/04/2021
Conselho dos Direitos da Mulher elege novas representantes da sociedade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original