Cia. Jovem de Dança participa de festival em Diadema, em mais uma apresentação de seu repertório fora do Município
Publicada em 24/07/2025 às 16:00Selecionada por meio de edital de chamamento, a Cia. Jovem de Dança participa neste sábado (26) da abertura do Festival ABCDança Transpetro, realizado no Município de Diadema. Com início às 20h, a apresentação será realizada no Teatro Clara Nunes de Diadema (rua Graciosa, 300 – Centro, Diadema), com entrada gratuita e por ordem de chegada do público.
A Cia. Jovem de Dança é um dos corpos artísticos municipais ligados à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e tem direção artística de Alex Soares. O grupo tem ainda como assistente de direção Andrea Thomioka e dois núcleos de elencos – um profissional, composto por Camila Rotta, Gean Marcos, João Lucas Alves, Letícia Ribeiro e Maria Eduarda Castro; e outro bolsista, com os bailarinos Bárbara Aquino, Clarice Sakamoto, Leandro Turatti e Mychael Nascimento.

“Após uma apresentação muito especial em Piracicaba na última sexta-feira (18), a Cia. Jovem de Dança voltará a se apresentar fora do Município, representando Jundiaí e todo o trabalho de incentivo a esta linguagem artística que a Prefeitura fomenta, por meio da Cultura, junto aos seus corpos artísticos”, comentou a gestora de Cultura, Clarina Fasanaro.
Para a apresentação em Diadema, o grupo irá levar duas das coreografias de seu repertório: “Hu.Ga”, obra assinada por Alex Soares, e “Aquilo que guardo”, coreografia de Sarah Raquel.
Assim como para nós a palavra “saudade” não tem uma tradução precisa em outras línguas, a expressão dinamarquesa “hygge” (pronuncia-se “hu-ga”) também não pode ser traduzida. Uma possível tentativa de se explicar é a de um conceito que pode ser próximo a de aconchego, ou a sensação de se estar em um ambiente agradável, um estado de intimidade da alma. E para cada dinamarquês esse estado íntimo é algo muito específico. Esse modo de viver está ligado, também, ao fato de os dinamarqueses serem considerados um dos povos mais felizes do mundo. Assim, este trabalho é uma tentativa de traduzir em imagens o sentimento “hygge” e ressaltar as diferenças e pontos de encontro entre este entendimento por parte dos dinamarqueses e também por nós brasileiros.

Já “Aquilo que guardo” mergulha no universo poético da cantora Elis Regina com o objetivo de proporcionar uma atmosfera envolvente para o espectador. A voz potente da “pimentinha”, como era conhecida, une-se aos movimentos contemporâneos marcados de subjetividade. A coreografia é um convite a sentir o corpo e os ossos… sentir até rir ou falar com voz embargada; até tremer ou pular, do mesmo modo que Elis abraçava o palco e fazia de suas interpretações um espetáculo.
O Festival ABCDança Transpetro é uma realização do Ministério da Cultura – Governo Federal e da Transpetro, com produção da Associação Projeto Brasileiro de Dança e Companhia de Danças de Diadema.
Mais Cia. Jovem de Dança
Além de apresentações para grupos escolares da rede municipal de ensino, a Cia. Jovem já tem confirmados alguns espetáculos na cidade, como a apresentação de um programa triplo no Teatro Polytheama no dia 02 de agosto (sábado), às 19h30; e duas apresentações de “Pedro e o Lobo” na Fábrica das Infâncias Japy, nos domingos 17 de agosto e 14 de setembro, sempre a partir das 10h30.
Os detalhes das apresentações do grupo podem ser consultados na Agenda Cultural.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
24/07/2025
Coral Municipal está com vagas abertas para núcleo de apoio semiprofissional e profissional
-
23/07/2025
Cultura abre inscrições para 3º Prêmio de Literatura na Biblioteca, com mais de R$ 36 mil em premiação
-
22/07/2025
Programação do Festival de Curtas-Metragens segue com Mostra Competitiva e atividades formativas
-
21/07/2025
Mês do Patrimônio chega à sua 9ª edição em agosto, com programação temática sobre ‘Patrimônio Vivo’
Baixe as fotos desta notícia na resolução original