Jundiaí é a primeira cidade do interior a oferecer Curso Técnico em Defesa Civil

Publicada em 29/07/2025 às 15:00

Jundiaí recebeu, na noite desta segunda-feira (28), a aula inaugural do Curso Técnico em Defesa Civil. O curso é gratuito, com carga horária de 800 horas e duração de 12 meses. As aulas presenciais acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h45, na ETEC Vasco Antônio Venchiarutti.

O município é o primeiro fora da capital paulista a oferecer essa capacitação, sendo escolhido pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil devido à sua infraestrutura e à capacidade de resposta dos profissionais locais diante das ocorrências registradas.

Jundiaí é a primeira cidade fora da capital paulista a ter Curso Técnico em Defesa Civil

O principal objetivo do curso é formar profissionais aptos a atuar na prevenção de desastres, mitigação de riscos e preparação da população para situações de emergência.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Centro Paula Souza.

A aula inaugural contou com a presença do coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel Gimenez, que destacou a importância da formação. “Este curso representa um avanço crucial para nossa cidade. A formação desses novos profissionais será fundamental para fortalecer nossa capacidade de resposta diante de eventos adversos, protegendo vidas e minimizando danos.”

Curso Técnico em Defesa Civil
Local: ETEC Vasco Antônio Venchiarutti;
Informações: (11) 4587-3093

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/07/29/jundiai-e-a-primeira-cidade-do-interior-a-oferecer-curso-tecnico-em-defesa-civil/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original