Mais que assistência: Centro Pop aposta em inclusão e recomeços reais
Publicada em 30/07/2025 às 08:00Em Jundiaí, o Centro Pop tem sido um ponto essencial de apoio e reconstrução para pessoas em situação de vulnerabilidade. Vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), o equipamento funciona com atendimento de portas abertas e oferece serviços técnicos especializados, com foco em escuta qualificada, dignidade e oportunidades reais de recomeço.
Todos os dias, o local oferece atendimentos com refeições e banhos. A equipe técnica multidisciplinar oferece alimentação, banho, kits de higiene, roupas limpas e apoio psicológico e social, além de serviços como lavagem de roupas, guarda de pertences e até atendimento a animais de estimação — com o suporte do Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA). Além disso, realiza atendimentos sociais, apoio psicológico e orientações para o acesso a benefícios, documentos e políticas públicas.



Agora, o trabalho do Centro Pop dá um passo adiante. A gestora da UGADS, Luciane Mosca, destaca que o serviço passa a adotar uma nova estratégia, com foco na inclusão produtiva e na emancipação das pessoas atendidas. “Nosso olhar é humanizado, mas precisa ir além. Estamos trabalhando com ações mais estruturadas voltadas à reinserção familiar e no mundo do trabalho. Isso tira o serviço da lógica assistencialista e fortalece o protagonismo das pessoas, ajudando-as a retomar suas histórias com autonomia e dignidade.”
O aposentado Laércio Pereira, de 74 anos, é um exemplo de quem tem reencontrado caminhos por meio do acolhimento. Ex-motorista, ele foi morar nas ruas após a pandemia, período em que enfrentou dificuldades com o álcool. “Aqui me acolheram de verdade. Estão me ajudando a encontrar minha filha e uma ex-namorada, e meu sonho é voltar a dirigir. Quero alugar dois cômodos e recomeçar. Já dei esse passo com a ajuda da equipe. A vida voltou a ter sentido”, compartilha emocionado.

Segundo o coordenador do Centro Pop, João Guilherme Santos, o atendimento é individualizado e leva em conta os desejos e necessidades de cada pessoa. “Nosso papel é escutar, orientar e construir juntos um plano possível. Muitos chegam sem nenhuma documentação ou vínculo familiar. Outros desejam retornar para suas cidades de origem, e trabalhamos o recâmbio com todo o suporte necessário.”
A atuação do Centro Pop é fortalecida pela equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que trabalha 24 horas por dia, percorrendo os principais pontos da cidade e também atendendo a chamados da população. A diretora de Proteção Social Especial, Iara Coqueiro, explica: “Temos três equipes formadas por orientadores sociais e motoristas, que atuam ativamente para oferecer acolhimento. O telefone/WhatsApp (11) 98531-0146 está disponível 24 horas, ao identificar alguém em situação de vulnerabilidade, é muito importante entrar em contato com o SEAS. A melhor forma de ajudar é encaminhando para os serviços da rede. Assim, conseguimos oferecer cuidado integral, com respeito à história e à dignidade de cada pessoa”.
O Centro Pop fica localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
29/07/2025
Com queda nas temperaturas, Prefeitura de Jundiaí reforça ações da Operação Noites Frias
-
04/07/2025
Previsão indica mínima de 9°C e cuidados com população vulnerável de Jundiaí continua
-
27/06/2025
Prefeitura de Jundiaí leva vacinação contra a gripe no Centro POP
-
24/06/2025
Frio intenso aumenta a urgência por doações de roupas em Jundiaí, principalmente masculinas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original