Cena Amadora do 9º Festeju começa no sábado (02); festival divulga também atrações da Cena Profissional
Publicada em 01/08/2025 às 10:00O Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju), que este ano chega à sua 9ª edição, começa já neste sábado (02), com as apresentações de sua Cena Amadora. A estreia, às 19h30, ficará por conta do espetáculo “Não me assista correr no escuro”, com o Coletivo Deforme. A apresentação será na Glória Rocha do Centro das Artes e tem classificação indicativa para maiores de 14 anos.
As apresentações desta Cena seguem até a sexta-feira (08), sempre na Sala Glória Rocha. No sábado (09), às 19h30, será realizada a Noite de Premiação da Cena.
Toda a programação do festival promovido pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) contará com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e um bate papo mediado após a sua realização. Os ingressos gratuitos ficarão disponíveis na véspera de cada apresentação, a partir das 10h30 na internet, por meio da plataforma Sympla, e na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes; e a partir das 14h no Teatro Polytheama.

Cena Profissional
Já pela Cena Profissional, estão previstas as apresentações de oito espetáculos, entre os dias 10 e 17 de agosto, com grupos de Jundiaí, além do interior e capital paulista, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além da Sala Glória Rocha, outros espaços do Centro das Artes serão palcos para esta Cena, como o saguão e a Sala Josette Feres de espetáculos.
No domingo (10), às 15h, Grupo Carroça Teatral, de Sete Lagoas (MG), apresenta “A Rua, a Lama e a Santa”. O espetáculo será apresentado no saguão e tem classificação livre.
Já às 19h, a Trupe Tópatu apresenta “Três Pratos de Trigo para Três Palhaces Tristes”. O espetáculo com o grupo de São Carlos (SP) será na Sala Glória Rocha e tem classificação etária de 12 anos.
Na terça-feira (12), o grupo paulistano Careta apresenta às 20h a peça “Terra de Oz – O Cordel Ambiental”. A classificação é livre e a apresentação será na Sala Glória Rocha.



Na sequência, a programação traz os espetáculos de dois grupos jundiaienses. A Cia. Copo de Teatro apresenta na quarta-feira (13), às 20h, a “100 Política Futebol Clube” na Sala Josette Feres, com classificação etária de 14 anos.
Já o Núcleo Preto de Artes Afrodiaspóricas apresenta na quinta-feira (14), também às 20h, a peça “Bitita – A Carolina que não te contam”. A apresentação será na Sala Glória Rocha e classificação para maiores de 12 anos.


Na sexta-feira (15), às 20h, o Grupo Nômade, de São José dos Campos (SP), apresenta “Joana das Mulheres que Habitam em Mim”, na Sala Glória Rocha. A classificação etária é de 16 anos.
Já no sábado (16), o Grupo carioca Ítalo Banda apresenta “Vira Lata”. O espetáculo será na sala Glória Rocha e começa às 19h, indicada para maiores de 12 anos.
E no domingo (17), fechando a programação da Cena Profissional, o Grupo paulistano Circo di SóLadies | Nem SóLadies apresenta “Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos?”. A apresentação será às 19h30, na Sala Glória Rocha, com classificação livre.
O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro fica na rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro. Todos os detalhes dos espetáculos e os links para a retirada dos ingressos on-line podem ser conferidos no site do festival.



Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ e Divulgação
-
21/08/2025
Espetáculo ‘A Fonte Mágica’ encerra programação do Festival Expressa da Cultura Popular em Jundiaí
-
20/08/2025
Jundiaí recebe professores da Unicamp para palestra sobre patrimônio geológico e hidrológico
-
20/08/2025
Programa de oficinas no CEU das Artes do Vista Alegre e no bairro dos Fernandes prepara os grupos para festivais culturais de fim de ano
-
17/08/2025
Com foco no pertencimento, Mês do Patrimônio realiza palestra a vivência sobre programa de Hortas Urbanas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original