Palestras e apresentações temáticas compõem a programação formativa da Semana do Agricultor
Publicada em 03/08/2025 às 08:00Promovida em parceria da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) da Prefeitura com a Associação Agrícola de Jundiaí, a Semana do Agricultor 2025 contou com duas palestras voltadas aos produtores rurais do Município, realizadas no auditório do Paço Municipal.
“Buscamos trazer para a programação atividades formativas que dialogassem com temáticas atuais, como o mercado, uso de novas tecnologias e redução dos impactos ao meio ambiente. Isso tudo é muito atual e temos visto, inclusive no noticiário internacional, como as mudanças climáticas têm impactado a qualidade de vida das pessoas. E a agricultura é sempre a primeira a ter consequências com isso tudo”, comentou o diretor do Departamento de Agronegócio da UGAAT, Sérgio Pompermaier.


O encontro formativo teve início com a apresentação de Carol Segia e Alexandre Alves, representantes da LF Tratores, empresa sediada em Ribeirão Preto, representante da empresa catarinense YAK que tem desenvolvido, a partir de tecnologia nacional, tratores e equipamentos elétricos.
Em seguida, os participantes assistiram à apresentação da Periódika, startup sediada em Piracicaba que atua na integração regenerativa em propriedades rurais, com foco no aumento da plenitude nutricional e produtiva, a partir do uso de recursos disponíveis e sua integração com os ciclos das matérias. A mediação ficou por conta dos engenheiros agrônomos Cristiano Psillakis (CEO) e Richard Charity, e do zootecnista Manuel Braz.
Lucas Loschi e Fernando Federzoni são fungicultores e decidiram aproveitar a oportunidade viabilizada pela Prefeitura na programação. “Novos conhecimentos e inovação são sempre bons para a produtividade. Por isso, acho muito importante esta iniciativa da Prefeitura, pois traz desenvolvimento, cooperação e ‘networking’ entre os produtores. Quando o Poder Público se alia aos produtores locais, cria-se uma estrutura melhor não só para quem trabalha no campo como para a cidade como um todo”, elogiou Lucas, que atua no cultivo de cogumelos em contêineres e na produção de alimentos “fungi based” no bairro dos Fernandes.

O diretor da Associação Agrícola, Renê Tomasetto, também participou da atividade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/08/2025
Com foco no pertencimento, Mês do Patrimônio realiza palestra a vivência sobre programa de Hortas Urbanas
-
16/08/2025
Jundiahy Gastronomia de Rua: seguem abertas as inscrições de empreendedores interessados em participar nos eventos da Prefeitura
-
15/08/2025
Retomada de feira tradicional do bairro do Traviú entra na programação do Mês do Patrimônio
-
15/08/2025
Mês do Patrimônio propõe diálogo com Municípios da região para tratar de preservação e memória
Baixe as fotos desta notícia na resolução original