Oficina gratuita com a Companhia de Teatro abre a programação do 9º Festeju para esta semana

Publicada em 05/08/2025 às 14:00

A programação do 9º Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) desta semana começou já na manhã desta segunda-feira (04), com a oficina gratuita “O Jogo” com a Companhia de Teatro de Jundiaí, um dos corpos artísticos da Unidade de Gestão de Cultura. Com a participação de todo o elenco, a mediação da oficina ficou por conta da diretora artística, Carla Candiotto, e foi realizada na Sala São Paulo Railway do Espaço Expressa.

“Cada companhia de teatro, tem a sua forma e a sua linguagem para criar e chegar aos seus espetáculos. E as oficinas são para isso, para expor este ponto de vista e perspectiva. Por isso preparei para esta oficina de iniciantes, que leva o nome de ‘O jogo’, as técnicas do Teatro Físico que permitem o desenvolvimento para o artista que inicia seu processo, aprender o que é a presença cênica, ponto fixo e cumplicidade. Comparando, é quase como o que na Dança o bailarino adquire ao aprender Balé Clássico para, em seguida, poder explorar outras linguagens e garantir sua presença em cena”, comparou Carla.

Primeiro encontro da formação foi realizado nesta segunda (04), com a participação do elenco, equipe e direção da companhia

Entre os participantes inscritos, o mais jovem foi o estudante Henrick Rocha, de 16 anos. “Decidi participar, pois este ano irei apresentar a minha primeira peça, um musical, na escola de Teatro de que faço parte. E a Companhia de Teatro de Jundiaí é uma inspiração para mim desde que a conheci, em 2023. Já assisti aos espetáculos ‘Robin Hood’ e ‘RIP’ deles e na última sexta-feira (01) vim à abertura do Mês do Patrimônio só para ver a apresentação deles, com o cortejo da Pituca, do Sebastião e do Lobisomem”, comentou o morador da Ponte São João.

Com carga de oito horas, a oficina terá mais um encontro na próxima quarta-feira (06), com mais abordagem prática e experiencial em jogos teatrais, por meio de exercícios de improvisação e dança, imaginação e refinamento do fazer teatral dos participantes.

Henrick decidiu participar, pois acompanha de perto o trabalho do grupo

Mais Festeju
A programação do festival segue até o dia 17 de agosto, no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro). Todas as apresentações contarão com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e um bate papo mediado.

Pela Cena Amadora, na Sala Glória Rocha, a programação vai até o sábado (09), com a noite de Premiação, às 19h30. Os espetáculos da semana serão todos apresentados às 20h: nesta segunda (04), o Grupo Variedades do Córrego da Laranja Azeda apresenta “Miquelina: o Brilho Decadente de uma Estrela”; na terça (05), o grupo jundiaiense Núcleo Atuará traz “O Amor na prática é sempre ao contrário”; na quarta (06), será a vez de “Savana Glacial”, com o Grupo Apto 01; na quinta (07), a Zéfiros Cia. de Teatro apresenta “A Cantora Careca”; e na sexta-feira (08), a Cia. Anomalias Teatrais irá apresentar o “Cordel do Amor sem Fim”.

Já pela Cena Profissional, a programação vai de 10 e 17 de agosto, também no Centro das Artes. No saguão, o Grupo Carroça Teatral apresenta, no domingo (10), às 15h, a peça “A Rua, a Lama e a Santa”. Já na Sala Josette Feres, tem apresentação na quarta (13), às 20h, com “100 Política Futebol Clube”, do grupo jundiaiense Cia. Copo de Teatro.

E na Sala Glória Rocha, a programação traz: no domingo (10), às 19h, “Três Pratos de Trigo para Três Palhaces Tristes”, com a Trupe Tópatu; na terça (12), às 20h, “Terra de Oz – O Cordel Ambiental”, com o grupo Careta; já na quinta (14), às 20h, o Núcleo Preto de Artes Afrodiaspóricas, de Jundiaí, apresenta “Bitita – A Carolina que não te contam”; na sexta (15), às 20h, o Grupo Nômade apresenta “Joana das Mulheres que Habitam em Mim”; no sábado (16), às 19h, “Vira Lata”, com o Grupo carioca Ítalo Banda; e no domingo (17), fechando a programação a Cena Profissional, o Grupo Circo di SóLadies | Nem SóLadies apresenta, às 19h30, “Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos?”.

Os detalhes da programação gratuita podem ser conferidos no site do festival, onde os interessados também poderão consultar a classificação etária e retirar os ingressos gratuitos.

Festival segue até o dia 17 de agosto, no Centro das Artes; apresentações serão feitas no saguão e nas Salas Josette Feres e Glória Rocha (foto) de espetáculos

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/08/05/oficina-gratuita-com-a-companhia-de-teatro-abre-a-programacao-do-9o-festeju-para-esta-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original