Óleo do Bem: projeto arrecada quase 5 mil litros e premia os estudantes das escolas campeãs
Publicada em 05/08/2025 às 08:00O projeto Óleo do Bem chega, ao fim deste semestre, com 4.942 litros arrecadados pelos estudantes da rede municipal de ensino e nos cinco pontos de atendimento da DAE Jundiaí. O resultado da campanha foi anunciado na última sexta-feira (01), na Emeb Professora Rute Miranda Duarte Sirilo (Terra Nova), a campeã de arrecadações, com 474 litros arrecadados.
Já o segundo lugar ficou com a Emeb Professora Odila Richter, no Bom Jardim, que conta com cerca de 165 estudantes e arrecadou 276 litros. O projeto, realizado no Município em parceria da Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), com patrocínio da DAE Jundiaí, da GL Foods, da Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ); apoio da Cetesb; promoção da TVTEM e parceria da ONG Viva Mundo.
“Organizado na rede municipal pelo Núcleo de Sustentabilidade, o projeto impactou mais de 33 mil estudantes e, além dos benefícios para o planeta, trouxe também aprendizagens importantes, cidadania, respeito ao meio ambiente e sustentabilidade”, comentou a gestora-adjunta de Educação, Andréa Ferreira, elogiando e parabenizando as crianças e as equipes.

O material arrecadado é destinado a uma fábrica verde, onde é convertido em sabão em pedra – entregue aos estudantes já durante a doação -, e biodiesel. Segundo estimativas do projeto, a quantidade de óleo coletada em Jundiaí representou a proteção contra a contaminação de mais de 124,5 milhões de litros de água (cerca de 50 piscinas olímpicas), além da redução da emissão de mais de 26 toneladas de dióxido de carbono (equivalente à emissão mensal de 72 carros populares).
A gerente de marketing do projeto, Fábia Leite, elogiou a adesão da rede municipal. “O acolhimento da Prefeitura fez com que as mais de 100 escolas da rede municipal aderissem ao projeto, de modo que, a escola campeã, com somente 45 estudantes, foi a vencedora não só no índice de litros arrecadados por criança, como foi a campeã absoluta, graças à adesão das famílias e comunidade no entorno. Isso tudo só é possível graças à mudança de hábito e à participação de todos”, comentou.
Além da presença de autoridades, o anúncio contou com as participações das mascotes da DAE – capivara Fofucha, Garça Nina e Macaco Kiko. Nas duas escolas, os estudantes foram premiados pelo projeto com passeio ao Mundo das Crianças e com quebra cabeça temático, um kit de livros a cada unidade, além de serem sorteados 40 kits de mochila e estojo.
A Valentina Romera, de dez anos, estudante do 4º ano da Emeb do Terra Nova e foi uma das sorteadas. Ela comemorou junto com as mascotes não só o resultado como também as lições aprendidas. “Se você jogar óleo na pia, ele vai parar no rio e, além de poluir, isso impede que as algas e plantas debaixo d’água possam fazer fotossíntese”, comentou, ansiosa pela visita ao Mundo das Crianças para brincar, principalmente, no Parque das Águas.

A diretora da escola campeã, Raquel Ferracini, falou dos desafios e da alegria como recompensa. “Foi um trabalho que contou com o engajamento, envolvimento e comprometimento de muitas mãos. O desafio era ganhar o passeio ao Mundo das Crianças, mas somos a menor escola da rede. Por isso o convencimento de todos foi uma sementinha, plantada para a proteção ao meio ambiente e um futuro melhor. O futuro é delas, das crianças, e é esse o mundo que queremos deixar.”
Participaram das cerimônias a supervisora do Núcleo de Sustentabilidade da UGE, Marina Formis; a diretora de Mananciais da DAE, Nádia Zacharczuk; e o diretor da CSJ, Antonio Santos. O projeto será realizado novamente no segundo semestre.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
02/08/2025
Jundiaí sedia a abertura da 14ª Semana do Bebê
-
29/07/2025
Com homenagens e atividades temáticas diversas, Centro de Línguas da Educação celebra seu Jubileu de Prata
-
28/07/2025
Tradição, costumes e potencial econômico marcam as comemorações do Dia do Agricultor em Jundiaí
-
25/07/2025
Sete de Setembro: grupos interessados em participar do desfile devem realizar inscrição on-line
Baixe as fotos desta notícia na resolução original