Equipe da VISAM reforça ações de prevenção à Febre Maculosa
Publicada em 09/08/2025 às 08:00A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), está intensificando as ações para a prevenção à Febre Maculosa, uma doença endêmica no Estado de São Paulo e com maior risco de transmissão nesta época do ano. Até o momento, em 2025, o Município não registrou casos da doença. Em 2024, houve uma confirmação.
O coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento, explica que nessa época do ano há maior incidência de formas imaturas de carrapato-estrela (Amblyomma sculptum), vetor da bactéria causadora da doença, no ambiente. Nesta fase, os micuins — como são conhecidos — são difíceis de visualizar, podendo parasitar mais facilmente as pessoas.

“Para ocorrer a transmissão, o carrapato precisa estar contaminado e, embora somente menos de 1% da população de carrapato-estrela presente no ambiente esteja contaminada, é necessária atenção. Ao longo do ano, atuamos orientando a população e acompanhando as áreas públicas onde há circulação de animais hospedeiros de carrapatos, como capivaras, bois e cavalos, e em locais com maior risco. Por conta do aumento do risco, neste período, essas ações recebem reforço, inclusive com a análise do nível de infestação desses artrópodes em locais com histórico de infecção”, enfatiza.
Orientações
Nascimento também ressalta que é fundamental que a população adote as medidas preventivas. Entre as recomendações está se atentar às placas de alerta sobre a ocorrência de carrapatos espalhadas em diversos pontos da cidade.
Outra orientação é evitar áreas com histórico da presença de capivara ou outros hospedeiros de carrapatos, ou áreas de mata, pasto e matas ciliares. Nos casos de contato com essas áreas, recomenda-se o uso de mangas longas, botas e de calça comprida com a parte inferior dentro das meias, todos de cor clara para facilitar a visualização dos carrapatos.
“Essas vestimentas, após a utilização, devem ser colocadas em água fervente, ou com cloro, ou alvejante, para a retirada de carrapatos que possam estar nas roupas. Ainda é necessário vistoriar o corpo a cada duas horas”, frisa.
Sintomas
A Febre Maculosa geralmente tem início abrupto e os sintomas podem ser inespecíficos e incluem: febre (em geral alta), dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar generalizado, náuseas e vômitos. Na maioria dos casos, entre o segundo e o quinto dia da doença, surge o exantema, que são pontinhos avermelhados na palma das mãos e solas dos pés. É fundamental que a pessoa busque atendimento médico imediatamente na presença dos primeiros sintomas, relatando à equipe de saúde o contato com os animais hospedeiros de carrapatos ou visita às áreas de mata, pasto e matas ciliares. O período de manifestação da doença, após contato com a bactéria causadora, é de 2 a 14 dias. O tratamento oportuno é essencial para evitar formas mais graves da doença e óbitos.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
08/08/2025
Febre Amarela: Saúde leva vacinação para mais dois bairros neste sábado
-
07/08/2025
Jundiaí participa do III Intervisa em Pinhais
-
04/08/2025
Curso de manipulação de alimentos está com inscrições abertas
-
04/08/2025
Vigilância Sanitária disponibiliza manual de Boas Práticas para esterilização de materiais em serviços de interesse à saúde
Baixe as fotos desta notícia na resolução original