Colóquio científico apresenta avanços em pesquisas sobre primatas da Serra do Japi
Publicada em 10/08/2025 às 10:00A Câmara Municipal de Jundiaí recebeu, na última quarta-feira (6), o 1º Colóquio Científico com o tema “Sauás da Serra do Japi: Ecologia alimentar, conservação e desafios de pesquisa”. O evento reuniu pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater os estudos realizados na Reserva Biológica Municipal e divulgar informações sobre os macacos sauás, espécie nativa da região.

A iniciativa, organizada pela Fundação Serra do Japi, teve como objetivo principal aproximar a população das pesquisas científicas que ocorrem na Serra. “Muitos estudos acabam restritos ao meio acadêmico, mas são de grande importância para a conservação da biodiversidade e para o conhecimento da nossa própria cidade”, destacou o superintendente da Fundação, Flávio Gramolelli Jr.
A apresentação principal foi conduzida pelo doutorando da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) João Victor de Amorim Verçosa, que compartilhou os resultados do seu mestrado sobre ecologia alimentar dos sauás, desenvolvido em parceria com a também doutoranda Amalia Mabel Sanchez Palacios, além de apresentar os primeiros desdobramentos de sua pesquisa atual.
“Entender como os sauás utilizam os recursos alimentares e como se organizam socialmente é essencial para propor estratégias de conservação mais eficazes. São animais que têm uma dinâmica territorial muito marcada, com grupos familiares pequenos e hábitos bastante específicos”, explicou João.


A professora doutora Eleonore Zulnara Freire Setz, da Unicamp, destacou o histórico de pesquisas desenvolvidas a partir da Reserva Biológica e reforçou a importância da observação de longo prazo para compreender o comportamento dos sauás. Ela também comentou sobre aspectos como habituação, vocalização e territorialidade, ressaltando o papel da ciência na preservação da Serra do Japi.
Além dos pesquisadores, participaram do colóquio os vereadores João Victor Ramos e Henrique Parra do Cardume, ambos integrantes da Comissão de Políticas Urbanas e Meio Ambiente da Câmara, e a vereadora Carla Bassílio. Os parlamentares destacaram a importância do evento como um espaço de escuta e valorização da ciência, além de reforçarem o compromisso do Legislativo com a preservação da Serra do Japi.
Ao final das falas, a tribuna foi aberta para a participação do público, que pôde fazer perguntas, trazer apontamentos e dialogar diretamente com os especialistas.
A proposta da Fundação é que esse tenha sido o primeiro de uma série de encontros voltados à divulgação científica sobre a biodiversidade da Serra. “É um passo importante para valorizar o patrimônio natural de Jundiaí e envolver a população na sua preservação”, concluiu Flávio Gramolelli Jr.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
08/10/2025
Pesquisa na Serra do Japi registra mais de 20 mil borboletas e revela riqueza da biodiversidade
-
29/09/2025
Jundiaí comemora o Dia do Turismo com segmento cada vez mais fortalecido e aumento de visitantes nas Rotas Turísticas
-
20/09/2025
Últimos dias para se inscrever no Conselho de Gestão da Serra do Japi
-
17/09/2025
Fundação Serra do Japi completa 10 anos de atuação nesta quarta-feira (17)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original