Aula aberta com a equipe dos corais municipais garante manhã musical para os estudantes da Emeb Anna Rita
Publicada em 11/08/2025 às 17:00Nem o frio da manhã desta segunda-feira (11) foi capaz de conter a animação dos estudantes da Emeb Professora Anna Rita Alves Ludke, que receberam a equipe do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças para uma aula aberta na quadra. Divididos em duas turmas, os cerca de 300 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1 da vila Alvorada receberam a regente Jéssica Augusto e a pianista Mariana Borges para uma atividade de experimentação de ensaio, realização de exercícios básicos de postura, ritmo, afinação e notas, e, de quebra, ainda deram conta de ensaiar e apresentar a música “Tudo o que eu canto” entre os colegas.
A programação faz parte das atividades formativas e culturais dos corpos artísticos municipais da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) pelas escolas da rede municipal de ensino.

A regente Jéssica explicou o objetivo da atividade nas escolas. “A música é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento humano e para a sua evolução nas relações dentro de um grupo. Por meio do pertencimento, quem participa de um coral, por exemplo, entende que todos cantam juntos e contribuem, mas o resultado é a voz somada de cada participante. Cada apresentação traz um desafio e vemos a evolução das crianças em cada uma delas, sempre com o sentimento de representar Jundiaí. Por isso, esta programação nas escolas vida divulgar as ações gratuitas da Prefeitura e garantir o acesso das crianças à musicalização por meio deste primeiro contato com o trabalho do coral, divulgando também os grupos e como os interessados podem se inscrever e fazer parte deles.”
Para o João Miguel Oliveira, do 5º ano, a atividade teve um gosto ainda mais especial, já que ele faz parte do Núcleo Retiro do Coral municipal. “A surpresa foi tão boa que eu achei que a visita de hoje fosse uma brincadeira, demorou para eu acreditar. Quem me convidou para entrar no coral foi minha mãe, faz mais de três anos. E eu topei porque sabia que seria legal e porque eu toco um pouco de piano e guitarra. Com o grupo eu já me apresentei no Espaço Expressa e em centros esportivos. Agora vou aproveitar para convidar meus amigos da escola para fazer parte do grupo”, comemorou o estudante de 11 anos.

Outro participante muito animado foi o Enzo Lyra, de oito anos. “Quando vi que tinha visita, pensei que fosse para dançar e brincar. E foi isso mesmo, mas nós também cantamos. Eu já tinha visto coral uma vez só, o do meu amigo Matheus, na igreja onde ele vai.”
Enzo é deficiente auditivo parcial e fez a aula com a intérprete e pedagoga bilíngue Érica Santos, da Ateal, que o acompanha na escola e elogiou a sua participação. “Como ele é muito visual, conseguiu participar bem, colocou as atividades em prática.”
Mais Corais
Ao longo deste semestre, os diversos núcleos dos corais municipais seguem em atividades na rede municipal de ensino, tanto com aulas abertas com as equipes, quanto com apresentações dos coralistas em unidades escolares e para grupos escolares nas salas de espetáculos municipais.

Os grupos também participarão do 36º Encontro de Corais, que será realizado em outubro, na Sala Glória Rocha do Centro das Artes. Também na Sala Glória Rocha serão apresentados os espetáculos com os repertórios trabalhados por cada grupo ao longo da temporada 2025. O Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças fará a sua estreia no dia 05 de outubro (domingo), às 16h, e o Coral Municipal de Jundiaí (adulto) no dia 08 de novembro (sábado), às 20h.
Inscrições
Os núcleos de corais infantojuvenis da UGC seguem com inscrições abertas por meio de formulário on-line e a seleção das novas vozes será realizada presencialmente, em data, horário e local a ser informados pela equipe técnica.
Para o grupo de musicalização Pré-Coral (crianças entre cinco e sete anos), os ensaios são realizados no Espaço Expressa, em duas turmas: às 9h, para a turma da manhã; e às 15h30, para a turma da tarde – com duração de uma hora. Já para o Coral Infantojuvenil (crianças entre oito e 11 anos), os ensaios do Núcleo Retiro são realizados às segundas-feiras, das 18h15 às 19h30, na sede do Grupo Sol da Cidadania (alameda das Palmeiras, 120 – vila Alvorada). Já para o Núcleo Expressa, os ensaios são às terças-feiras, das 18h às 19h30.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
11/08/2025
Gastronomia e arte reúnem 3 mil pessoas na 3ª edição do Sabores da Gente
-
10/08/2025
Nova temporada da Companhia de Teatro nas escolas municipais começa com crianças da Vila Esperança
-
08/08/2025
‘Sabores da Gente’ garante neste sábado (09) mais uma edição cheia de delícias, aromas, sabores e produção artesanal
-
08/08/2025
Oficina sobre mercado audiovisual do projeto ‘Pontos MIS’ integra programação do Expressa neste sábado (09)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original