‘Cidade Limpa 2025’ inicia na próxima segunda-feira (18)
Publicada em 15/08/2025 às 10:00A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), inicia no próximo dia 18 de agosto a edição 2025 do Programa Cidade Limpa, em parceria com a TV TEM.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a conscientização sobre o descarte correto de resíduos, contribuindo para manter a cidade limpa, organizada e segura para todos.

O prefeito Gustavo Martinelli ressaltou a importância da participação da população para o sucesso da ação. “Quando todos colaboram, conseguimos não apenas recolher resíduos que não têm mais uso, mas também promover uma cidade mais limpa, com mais qualidade de vida e bem-estar para toda a população”, afirmou.
De acordo com Luciene Ramazotti, coordenadora de Educação Ambiental do Departamento de Limpeza Pública da UGISP, o programa reforça o cuidado com a cidade e o descarte consciente. “A Operação Cidade Limpa incentiva a população a descartar corretamente os materiais, evitando acúmulo de resíduos e prevenindo riscos à saúde e ao meio ambiente”, explicou.
O que eu posso descartar?
Durante o programa, serão recolhidos madeira, eletrônicos, móveis, eletrodomésticos, metais, recicláveis, pneus, borracha, isopor, vasos sanitários e lavatórios.
Confira a programação nos bairros:
18 de agosto – Parque Residencial Jundiaí, Parque Residencial Almerinda Chaves, Jardim Novo Horizonte (Estrada Municipal do Varjão), Conjunto Habitacional João Mezzalira Junior, Residencial dos Cravos, Fazenda Grande, Residencial Santa Giovanna, Tulipas;
19 de agosto – Morada das Vinhas (Rua Uva Niágara), Cecap, Terra da Uva, Parque dos Ingás, Vista Alegre, Centenário, Vila Marlene, Jardim Sales;
20 de agosto – Jundiaí-Mirim, Jardim Califórnia, Jardim São Marcus, Jardim São Camilo, Vila Aparecida, Ponte São João, Vila Graff, Colônia;
21 de agosto – Vila Ana, Jardim Paulista, Jardim Bonfiglioli, Vila Rami, Vila Comercial, Vila Maringá, Jardim Martins, Jardim Copacabana;
22 de agosto – Vila Nambi, Vila Santana, Vila Ruy Barbosa, Jardim Tamoio, Vila Tupi (Balsan), Jardim Pacaembu, Ivoturucaia, Cidade Nova;
25 de agosto – Santa Gertrudes, Jardim do Lago, Parque Cidade Jardim I e II, Vila Progresso, Vila Cristo Redentor, Vila Esperança, Vila Mafalda, Jardim Esplanada;
26 de agosto – Vila Liberdade, Vila Rio Branco, Horto Florestal, Fepasa, Vila Lacerda, Vila Hortolândia, Parque da Represa, Jardim Sorocabana.
Observação:
O assessor especial da UGISP, Renan Peres, lembra que Jundiaí mantém, ao longo do ano, o serviço de coleta de recicláveis volumosos por meio do Programa Cata-treco. “O Cata-treco é um serviço oferecido pela Prefeitura que percorre os bairros da cidade recolhendo materiais volumosos descartados pela população. Ele funciona o ano todo e tem colaborado para manter a cidade limpa, além de contribuir de forma significativa para o meio ambiente”, destacou.
O serviço Cata-treco passa de casa em casa, seguindo um cronograma definido para atender todas as regiões do município. O cronograma dos bairros pode ser conferido no link ao lado: [cata-treco]
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
-
14/08/2025
Prefeitura de Jundiaí intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir impactos das chuvas de verão
-
11/08/2025
Prefeitura de Jundiaí e CPFL já reordenaram cabos de telefonia em mais de 2.900 postes
-
10/08/2025
‘Quem Ama, Cuida’ já passou por mais de 350 locais em Jundiaí desde sua criação
-
07/08/2025
Prefeitura de Jundiaí moderniza iluminação pública com mais de 3,7 mil luminárias de LED instaladas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original