Mês do Patrimônio propõe diálogo com Municípios da região para tratar de preservação e memória
Publicada em 15/08/2025 às 12:00Como parte da programação do 9º Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizou o 2º Encontro de Cidades. Reunindo representantes dos Municípios que integram a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), gestores e servidores municipais, além de palestrantes, a atividade foi conduzida no auditório do Paço Municipal, com a condução do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH).
A gestora de Cultura, Clarina Fasanaro, deu as boas-vindas aos participantes, contextualizando o encontro dentro das ações do Mês. “Esta programação temática, recheada de atrações, demonstra o interesse e o olhar cuidadoso da Prefeitura para a preservação patrimonial, dialogando de forma intersetorial e regional. Trata-se de problemas que não surgiram e de soluções que não surgirão do dia para a noite. Mas, na certeza de que as melhores políticas públicas são criadas a partir do diálogo, o governo assume este compromisso e convida os diversos atores envolvidos para dialogar.”
CONFIRA AS FOTOS DO MÊS DO PATRIMÔNIO 2025
Já o diretor do DPH, Fernando Peche, falou da importância do diálogo na região e como ele conversa com o tema da edição – “Patrimônio vivo – espaço, história e natureza”.“Assim como a natureza, que não reconhece os limites dos Municípios, também o Patrimônio funciona desta forma. E como a Jundiaí do passado já extrapolou as dimensões pelas quais é hoje conhecida, chegando até o atual Mato Grosso, propusemos este encontro para dialogar com os gestores da RMJ para que, de forma coletiva, avançássemos nas frentes dos projetos, planejamentos e legislação envolvidas na preservação e no crescimento sustentável.”


A abertura contou, num momento histórico, com a participação de Araken Martinho, arquiteto que, entre as diversas obras projetadas em sua longa carreira, assinou projetos como o do Paço Municipal e de requalificação do Rio Jundiaí, e um dos precursores, já na década de 1970, por tratar da importância do planejamento urbano para Jundiaí. “Nenhuma outra cidade tem um projeto tão alinhado com as raízes que a fizeram surgir. Por isso podemos dizer que Jundiaí é uma cidade que tem muito futuro já em seu presente”, resumiu.
Na sequência, a programação trouxe a palestra “Patrimônio e Planejamento Urbano”, com a professora Dr.ª Ana Paula Farah, da PUC-Campinas, e uma palestra sobre legislação, com Luciana Cláudia de Souza, historiadora e especialista em gestão de projetos culturais e Assessora de Políticas Públicas da AME.
Finalizando o encontro, a equipe da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) apresentou o projeto “Centro da Gente”. Representando o grupo intersetorial e técnico do projeto, a diretora do Departamento de Urbanismo, Viviane Galiano, apresentou as metodologias e os eixos prioritários de zeladoria, habitação, revitalização e mobilidade.


Participaram do encontro o gestor da UGPUMA, André Ferrazzo; além de secretários e diretores das pastas de Cultura, Planejamento e Turismo dos Municípios de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.
Mais Mês do Patrimônio
O Mês do Patrimônio segue até o final de agosto com atrações gratuitas. No fim de semana, a programação traz a Affari Rurali – Resgate da tradicional Festa do Bairro do Traviú, na Associação Amigos do Traviú (rua Luís Carbonari, 100 – Traviú). No sábado (16), a programação irá das 9h às 22h, e no domingo (17), das 11h às 18h, com caminhadas mediadas pelo bairro, apresentação musical e de dança, exposição, feira gastronômica de produção local e rodas de conversas sobre costumes agrícolas, religiosos, culturais e de memória.
Os detalhes da programação completa podem ser conferidos no site do Mês do Patrimônio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/08/2025
Escola da Gente: Educação lança projeto ‘Origem’ no Ciempi com foco em sustentabilidade
-
14/08/2025
Confira o que abre e fecha em Jundiaí no feriado desta sexta-feira (15)
-
13/08/2025
Animação e curiosidade da plateia marcam a estreia da nova temporada da Cia. Jovem de Dança pelas escolas
-
13/08/2025
Cia. Jovem de Dança apresenta ‘Pedro e o Lobo’ na Fábrica das Infâncias Japy neste domingo (17)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original