Retomada de feira tradicional do bairro do Traviú entra na programação do Mês do Patrimônio

Publicada em 15/08/2025 às 17:00

Numa celebração das tradições e origens da fundação do bairro do Traviú, será retomada este fim de semana a “Affari Rurali”, feira que reúne o melhor da produção agrícola, costumes, gastronomia, dança e música típicas locais.

A iniciativa dos empreendedores da Rota Turística da Cultura Italiana do bairro recebe a parceria das Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Cultura (UGC), e entra na programação do 9º Mês do Patrimônio Histórico e Cultural, que traz como tema “Patrimônio vivo – espaço, história e natureza”.

A programação da 6ª edição da iniciativa retomada tem entrada gratuita e será realizada na Associação Amigos do Traviú (rua Luís Carbonari, 100 – Traviú), com os seguintes horários: no sábado (16), das 9h às 22h; e no domingo (17), das 11h às 18h.

Na Feira de Gastronomia e outros produtos locais, os visitantes poderão conferir, deliciar-se e levar para casa: comidas típicas, como macarrão, pastéis, frango e batatas fritas, sucos, vinhos e cervejas artesanais, doces e salgados diversos, além de Artesanato típico.

No sábado (16), às 9h, a programação traz Caminhada mediada ao Monte Traviú, com ponto de encontro na Associação. O trajeto dos participantes irá percorrer outros lugares de memória do bairro, por onde também serão plantadas espécies de árvores.

E no domingo (17), a programação traz ainda a Missa Italiana, às 10h, na igreja Nossa Senhora das Vitórias, que fica na rua Paulino Lourençon, 15 – Traviú.

O diretor do DPH, Fernando Peche, contextualizou a realização. “A retomada da ‘Affari Rurali’ é uma ação pautada pelo DPH que visa retomar a tradicional feira do bairro, contando com o apoio da UGAAT e a participação das formadoras da Rota Turística da Cultura Italiana, e que, por conta do fortalecimento das tradições locais e da valorização da memória cultural da comunidade entra na programação desta edição do Mês do Patrimônio e dialoga com sua temática.”

A gestora da UGAAT, Marcela Moro, também reforçou a importância da retomada. “Apoiar a recuperação deste evento que já é tradicional, mas não acontecia há muitos anos, é uma forma de fomentar o turismo na região do Traviú, reunindo todos estes empreendedores para que divulguem e apresentem seus trabalhos”, comentou.

Com a retomada, feira chega à sua 6ª edição, reunindo o melhor da produção agrícola, costumes, gastronomia, dança e música típicas locais

Mais Mês do Patrimônio
A programação temática segue até o final do mês, com atrações em torno da temática “Patrimônio vivo – espaço, história e natureza” escolhida para esta edição. Na próxima semana, a programação traz duas edições da palestra “Patrimônio geológico, ambiental e hidrológico – Patrimônio cultural e pertencimento territorial”, na quinta (21) e sexta-feira (22), a partir das 9h, na Sala São Paulo-Minas do Espaço Expressa.

Em seguida, serão realizadas duas Caminhadas Mediadas Ambientais: no sábado (23), das 9h às 12h, pela Serra do Japi, a partir do Centro de Referência em Educação Ambiental (Cream) – Fundação Serra do Japi (avenida Atílio Gobo, 4600 – Santa Clara) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO PRÉVIA; e no domingo (24), no mesmo horário, na Associação Mata Ciliar (rua Emílio Antonon, 1000 – Chácara Aeroporto) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Já na quinta (28) e sexta-feira (29), a programação traz as atividades do 13º Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, cujo encerramento será no sábado (30), das 9h às 12h, com uma Gincana Urbana pelo Centro Histórico.

O encerramento da programação do Mês ficará por conta do Festival Expressa de Cultura Popular, no sábado (30), das 11h às 20h, e no domingo (31), das 11h às 19h, no Espaço Expressa (avenida União dos Ferroviários, 1760 – antigo Complexo Fepasa). Os detalhes da programação podem ser conferidos no site do Mês do Patrimônio.

Programação traz também caminhada mediada pelo Monte Traviú e missa italiana

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/08/15/retomada-de-feira-tradicional-do-bairro-do-traviu-entra-na-programacao-do-mes-do-patrimonio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original