Alunos da EMEB Maria Lucia Massarente Klinke recebem vivência musical
Publicada em 23/08/2025 às 08:00A última quarta-feira (20), foi um dia de música e encantamento para os estudantes da Emeb Professora Maria Lúcia Massarente Klinke, no Jardim das Tulipas. O grupo de musicalização Pré-Coral Cidade das Crianças, formado por crianças de 5 a 7 anos, realizou duas apresentações especiais na escola, uma no período da manhã e outra à tarde, emocionando alunos, educadores e famílias.

A iniciativa integra a programação dos Corais Municipais, corpos artísticos ligados à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que vêm percorrendo escolas da rede municipal para divulgar o trabalho, aproximar os alunos da linguagem artística e incentivar a participação de novas crianças nas formações.
Antes da apresentação, a regente do grupo promoveu uma atividade de musicalização com os alunos da EMEB, despertando a atenção e a curiosidade para a vivência coral.
A vice-diretora da escola, Gisnele Oliveira, destacou a importância de abrir espaço para experiências culturais como esta. “Assim que vimos a proposta no catálogo de atividades ficamos muito felizes, porque embora seja público, muitas crianças não têm acesso a esse tipo de vivência. Foi a possibilidade de garantir um direito e, ao mesmo tempo, de ampliar a experiência delas. Temos um trabalho de música na escola, mas o coral traz um refinamento diferente. Ver outras crianças se apresentando acaba instigando os alunos e gera uma experiência que certamente será compartilhada em casa com as famílias”, afirmou.
Regente do Pré-Coral, a professora Jéssica Augusto Vieira explicou que o grupo tem foco na musicalização. “Nós trabalhamos canto coral junto com exercícios de afinação, percussão e brincadeiras, porque a aprendizagem nessa idade precisa ser lúdica. As apresentações ajudam os pequenos a se acostumarem com o palco desde cedo, sempre com muito cuidado para que a experiência seja positiva e prazerosa. Hoje temos duas turmas, manhã e tarde, cada uma com cerca de 10 crianças, e as inscrições continuam abertas no site da Cultura”, explicou.


Para a pequena Maria Luiza de Oliveira Hinoue, de 7 anos, cantar no coral é algo natural: “Eu gosto de cantar porque acho que já nasci assim, com vontade de cantar. Foi legal me apresentar aqui hoje, já estou acostumada e não fico nervosa”, contou com entusiasmo.
A mãe da Maria Luiza, Maria Graciela de Oliveira, também acompanhou a apresentação e ressaltou os benefícios da participação da filha no grupo. “O coral contribui para o desenvolvimento dela na postura, na concentração e na felicidade de fazer parte de algo coletivo. É um projeto muito especial, difícil de encontrar para essa faixa etária. Para mim é ainda mais emocionante, porque estudei nesta escola e agora vejo minha filha se apresentando aqui. É nostálgico e muito gratificante”, disse.

Inscriçõe
O Pré-Coral Cidade das Crianças está com inscrições abertas. Para participar, basta acessar o site da Cultura de Jundiaí e preencher o formulário disponível. As aulas acontecem no período da manhã e da tarde e são gratuitas.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
22/08/2025
Programação cultural do final de semana tem atrações para toda a família
-
21/08/2025
Espetáculo ‘A Fonte Mágica’ encerra programação do Festival Expressa da Cultura Popular em Jundiaí
-
20/08/2025
Jundiaí recebe professores da Unicamp para palestra sobre patrimônio geológico e hidrológico
-
20/08/2025
Programa de oficinas no CEU das Artes do Vista Alegre e no bairro dos Fernandes prepara os grupos para festivais culturais de fim de ano
Baixe as fotos desta notícia na resolução original