Prefeitura promove formação sobre resíduos sólidos para educadores no Complexo Argos
Publicada em 27/08/2025 às 08:00A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDU) e em parceria com o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), promoveu uma formação voltada à conscientização sobre resíduos sólidos e ao incentivo para redução do uso de descartáveis. A atividade integrou o Ciclo Formativo do programa Escola da Gente e ocorreu no Complexo Argos, no Auditório Elis Regina.

Com cerca de 40 participantes no período da manhã e da tarde, entre representantes da UGE e de setores do próprio Complexo Argos, como a Biblioteca, o Centro de Idoso, a TVTEC, o CEMEJA e o Centro de Línguas, o encontro teve como objetivo sensibilizar os servidores para práticas mais sustentáveis no ambiente de trabalho, com a perspectiva de multiplicar esse conhecimento em outras áreas da Prefeitura.
Durante a formação, a supervisora de Sustentabilidade da SEDU, Marina Formis de Oliveira, destacou a necessidade de rever hábitos cotidianos e repensar o descarte correto. “A ideia é que a gente repense os nossos resíduos, tanto na coleta quanto na separação”, pontuou.
A dinâmica proposta convidou os servidores a levantarem, em conjunto, problemas e pensarem soluções relacionadas ao uso de descartáveis no dia a dia, reforçando a importância da construção coletiva.
Para a gestora e técnica ambiental do Geresol, Jéssica Anzolin, o encontro foi uma oportunidade de fortalecer a cultura da responsabilidade individual e coletiva. “O objetivo de estarmos aqui é incentivar uma postura consciente. Muitas vezes pensamos que só a nossa atitude não faz diferença, mas o comportamento de cada pessoa serve de exemplo. Quando adotamos práticas positivas, como reduzir descartáveis ou separar corretamente os resíduos, inspiramos os outros e contribuímos para minimizar os impactos que deixaríamos às próximas gerações”, afirmou.
Entre os participantes, a formação também foi bem recebida. Para Ana Paula Barrant, coordenadora pedagógica do Centro de Línguas e Tecnologia da Informação”, a iniciativa foi essencial. “Achei a formação excelente e importantíssima para nossa atual realidade. Precisamos colocar em prática tudo que aprendemos e passar as informações recebidas para nossos colegas, familiares e conhecidos a fim de garantirmos um futuro melhor para todos”, disse.
Continuidade
Segundo Marina Formis, esta primeira ação marca o início de uma cadeia formativa que será expandida para outras instâncias da Educação. “A proposta é começar dentro da própria secretaria, para depois levar aos diretores, coordenadores, professores e operacionais. A sustentabilidade será tratada em várias dimensões: resíduos, água e até a Serra do Japi. Assim, formamos multiplicadores em diferentes níveis”, destacou.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
18/08/2025
Novas quadras poliesportivas transformam a rotina de quatro escolas municipais em Jundiaí
-
02/08/2025
EMEB ‘Peixinho’ realiza sonho de 33 anos com inauguração de quadra poliesportiva e revitalização do espaço escolar
-
09/06/2025
EMEB Judith Almeida Curado Arruda celebra 25 anos com homenagens e apresentações especiais
-
07/06/2025
Prefeitura de Jundiaí entrega quadra poliesportiva na EMEB Janet Ferreira Prado, na Vila Nambi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original