Prefeitura de Jundiaí forma 2ª turma de Letramento Digital e abre nova edição
Publicada em 05/09/2025 às 14:00A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e do CRAS Oeste, realizou nesta semana a formatura da segunda turma do Curso de Letramento Digital, oferecido em parceria com a empresa Alpino. A iniciativa integra adolescentes de famílias inscritas no Cadastro Único, ampliando oportunidades de capacitação e inclusão social.
O prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância do projeto para a cidade. “Investir na capacitação e no futuro dos nossos jovens é investir no desenvolvimento da cidade. Esse curso é um exemplo de como a união entre poder público e iniciativa privada gera resultados concretos, abre portas para os adolescentes e contribui para a construção de um município mais justo e inclusivo.”


A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, reforçou o compromisso da pasta em oferecer iniciativas de inclusão produtiva. “É com grande satisfação que celebramos a formatura da segunda turma do Curso de Letramento Digital, oferecido em parceria com a empresa Alpino. Essa iniciativa promove a inclusão digital e social de adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo oportunidades para acessar tecnologias digitais e vivenciar o ambiente corporativo. Parabéns aos 10 adolescentes formados! Estamos comprometidos em continuar oferecendo programas que fortaleçam os vínculos familiares e comunitários e preparem nossos jovens para o mercado de trabalho, e ansiosos para dar as boas-vindas à terceira turma, que inicia em 23 de setembro.”
A parceria entre a Prefeitura e a empresa Alpino já se consolidou como uma ação estratégica de inclusão digital. Essa é a segunda turma, e atendeu 12 adolescentes, com 10 formados, e em setembro terá início a terceira edição.
Para a gestora de RH da empresa Alpino, Simone Cunha, a iniciativa representa um investimento no futuro dos jovens. “A Alpino, em parceria com a SMADS, concluiu a segunda turma do Projeto de Inclusão Digital, iniciativa que oferece aos jovens capacitação em tecnologia. O programa tem como objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho, ampliar suas perspectivas profissionais e promover inclusão social por meio do acesso ao conhecimento tecnológico.”


Já a educadora social e chefe da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, Edilaine Cardoso, ressaltou o impacto do curso na vida dos adolescentes. “Para nós, da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, a parceria com a empresa Alpino é de extrema importância, pois permite ampliar as oportunidades de inclusão digital para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Essa iniciativa fortalece a política de assistência social ao promover acesso ao conhecimento, estimular o protagonismo juvenil e preparar os jovens para o futuro, demonstrando como a união entre o poder público e a iniciativa privada pode transformar vidas e abrir caminhos para a inclusão social e profissional.”
A diretora de Políticas Complementares, Iara Coqueiro, destacou o caráter transformador do projeto.
“É por meio de iniciativas como essas que a Política de Assistência Social reafirma o seu compromisso com a promoção da autonomia das famílias e do protagonismo infantojuvenil. Ao investir em jovens hoje, essas parcerias não apenas transformam trajetórias individuais, mas também contribuem para o desenvolvimento econômico e social do município, reduzindo evasão escolar, dependência de assistência social e promovendo mobilidade social.”
O curso tem como objetivos ampliar o acesso dos adolescentes às tecnologias digitais, estimular vivências no ambiente corporativo, promover inclusão social e apoiar a futura inserção no mercado de trabalho. Além disso, fortalece vínculos familiares e comunitários, consolidando a intersetorialidade entre poder público e iniciativa privada.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
01/08/2025
Prefeitura leva vagas de emprego e qualificação profissional aos CRAS de Jundiaí
-
24/04/2025
Dia do Jovem Aprendiz reforça importância da capacitação profissional como porta de entrada para o mercado de trabalho
-
13/04/2025
Jundiaí reduz fila do CadÚnico em 70% com nova estratégia de atendimento
-
10/03/2025
Prefeitura leva atendimento do Jundiaí Empreendedora ao CRAS Oeste com vagas de emprego e capacitação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original