CERESTs do Estado debatem saúde mental dos trabalhadores em encontro em Jundiaí
Publicada em 14/09/2025 às 08:00Jundiaí sediou, na última quarta-feira (10), a 4° Oficina Presencial de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho. O evento reuniu cerca de 40 profissionais, representantes de sete Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) do Estado de São Paulo.
Ao longo do dia, a atividade coordenada pelo CEREST Estadual e seus apoiadores proporcionou, além de diálogo e de reflexão sobre a temática, o debate de ações com foco na prevenção de doenças e na promoção da saúde do trabalhador.

“Neste mês, em que é desenvolvida a campanha Setembro Amarelo, é fundamental abordarmos também o sofrimento mental em decorrência do trabalho, o qual é um agravo muitas vezes invisível, sendo subnotificado. É fundamental olharmos para essa questão, intervindo para a construção de ambientes saudáveis”, afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Jundiaí, Flávia Pagliarde Cerezer.
O coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (UGPS), André Mestriner, também enfatizou a importância do encontro. “Ao analisarmos e refletirmos sobre casos apresentados por outros CERESTs, temos a oportunidade de aumentar o nosso repertório de ações para que, ao nos depararmos com casos semelhantes em Jundiaí e nos municípios da nossa área de abrangência, possamos replicar condutas positivas que os colegas nos relataram.”
Também participaram, representando o CEREST de Jundiaí, a gerente do serviço, Gabriela Souza Antunes, e as demais autoridades sanitárias da divisão de vigilância em saúde do trabalhador.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
13/09/2025
Mês da Pessoa Idosa: UBS Eloy Chaves realiza atividade de saúde bucal
-
09/09/2025
Prevenção: vacina antirrábica é aplicada na VISAM durante o ano todo
-
09/09/2025
Cuidados com escorpião devem ser tomados o ano todo
-
08/09/2025
Vigilância Sanitária realiza capacitação sobre boas práticas para esterilização
Baixe as fotos desta notícia na resolução original