Audiência pública da LOA 2026 mostra prioridades e investimentos da cidade
Publicada em 17/09/2025 às 10:00A Prefeitura de Jundiaí realizou, na noite desta segunda-feira (17), a audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, nos estúdios da TVTEC Jundiaí. Em novo formato, a apresentação trouxe uma linguagem clara e didática sobre como os recursos municipais são aplicados e o impacto direto no dia a dia da população.

“A elaboração da LOA é um exercício de planejamento responsável, que garante o equilíbrio das contas públicas e, ao mesmo tempo, direciona os recursos para as áreas que a população apontou como prioritárias. Nosso compromisso é manter Jundiaí financeiramente saudável, criando condições para que os investimentos continuem chegando e os serviços públicos atendam cada vez melhor a cidade”, pontou o secretário de Finanças.
A condução ficou a cargo da diretora de Orçamento, Vanessa Cristiane de Andrade, que detalhou os principais dados de arrecadação e despesas para o próximo ano. Ao lado dela, participaram da apresentação o secretário de Finanças, Lucas Lusvarghi, e o secretário adjunto de Finanças, Rubén Darío Ramírez Castro, que deram contribuições ao longo da audiência. Já o diretor do Departamento de Eficiência Governamental, Kleber Tandello, destacou o processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA), que contou com ampla participação popular e definiu Saúde, Segurança e Educação como as três áreas prioritárias da administração municipal.
“Nosso objetivo foi apresentar a Lei Orçamentária de 2026 de forma clara, para que cada cidadão compreenda como os recursos da cidade são aplicados e qual o impacto disso no seu dia a dia. Esse diálogo transparente fortalece a confiança da população e permite que todos participem ativamente das decisões sobre as prioridades da cidade.”
Previsão de arrecadação e aplicação dos recursos
De acordo com os dados apresentados, a previsão de arrecadação do município para 2026 é de R$4,63 bilhões e foi detalhada por origem e categoria, com destaque para as receitas próprias e transferências estaduais e federais.
Entre as principais áreas de despesa, os números apontam Saúde, Educação, Segurança e Serviços Públicos.
A apresentação reforçou o compromisso com a transparência, com a responsabilidade fiscal e com os limites legais — como o índice de gastos com pessoal e aplicação de recursos em Saúde e Educação
A audiência também ressaltou o compromisso da Prefeitura com a transparência e a participação popular. No ciclo de consulta pública realizado este ano, foram registradas mais de 2 mil contribuições, além de encontros em bairros.
A população pode acompanhar a execução do orçamento e fiscalizar a aplicação dos recursos por meio do Portal da Transparência (transparencia.jundiai.sp.gov.br).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
03/09/2025
Prefeitura de Jundiaí lança o programa ‘Emprego da Gente nos Bairros’ e aproxima a população das vagas de trabalho
-
15/06/2024
I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária destaca o papel das TVUs na era digital
-
15/06/2024
Desfile de cães da GM e exposições agitam 2º dia do Festival da Economia Criativa
-
15/06/2024
TVTEC sedia 1º Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária
Baixe as fotos desta notícia na resolução original