Representantes da Prefeitura de Jundiaí participam de agenda técnica em Recife para conhecer políticas públicas de referência
Publicada em 17/09/2025 às 16:00Uma equipe multidisciplinar da Prefeitura de Jundiaí esteve em Recife para conhecer de perto experiências de revitalização urbana e gestão comunitária desenvolvidas na capital pernambucana. A visita teve como foco os programas Recentro, de requalificação do centro histórico, e os Compaz (Centros Comunitários da Paz), considerados referência nacional em políticas de inclusão social.
A comitiva foi formada por representantes das secretarias municipais de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (SMPUMA), Cultura (SMCULT), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SMDECT), Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP) e Finanças (SMFIN). A agenda incluiu reuniões técnicas, visitas a equipamentos e trocas de experiências sobre governança intersetorial, com foco em inspirações para possíveis implementações em Jundiaí.

Para o secretário da SMPUMA, Marco Antonio Bedin, a visita reforça a importância de políticas públicas integradas. “O que os técnicos da Prefeitura aprenderam em Recife mostra que Jundiaí pode avançar ainda mais no fortalecimento de projetos intersecretariais, garantindo que cultura, urbanismo, assistência social e desenvolvimento econômico caminhem juntos, gerando mais qualidade de vida e oportunidades para a população.”
Segundo Daniela Colagrossi, coordenadora do programa O Centro é da Gente e engenheira do Departamento de Urbanismo da SMPUMA, a experiência confirmou o potencial da integração multisetorial. “A vivência em Recife mostrou que a articulação entre diversas pastas é a grande estratégia para transformar a vida da população e a dinâmica de um centro histórico. As ações do Recentro e dos Compaz são exemplos de políticas públicas coordenadas que potencializam recursos para gerar impacto real.”
O Programa Recentro de Recife, iniciado em 2021, promove a revitalização do centro histórico com incentivo à moradia, requalificação e ocupação de imóveis históricos, fortalecimento do setor criativo e cultural, além de investimentos em infraestrutura, como drenagem urbana. O programa atua com sete eixos estratégicos que envolvem desde manutenção urbana até inclusão socioprodutiva.
Já os Compaz oferecem espaços integrados de esporte, cultura, educação, assistência social e cidadania. Com seis unidades em funcionamento, os centros reúnem bibliotecas, laboratórios de tecnologia, atividades culturais e programas de mediação de conflitos, e já receberam reconhecimento nacional e internacional, como o prêmio Habitat Scroll of Honour, da ONU-Habitat, em 2022.
Além das visitas técnicas, a comitiva conheceu iniciativas da Secretaria de Turismo de Recife voltadas à integração com grandes eventos culturais e à promoção do turismo internacional, além de discutir estratégias de assistência social voltadas à população em situação de vulnerabilidade.
Entre os aprendizados, destacam-se a implementação de instrumentos urbanísticos como a transferência do direito de construir, incentivos fiscais para atrair moradores e empreendimentos, programas de reocupação e regularização de imóveis históricos, realização de agendas culturais permanentes, estímulo ao uso de bicicletas e a digitalização de serviços públicos por meio de aplicativos e portais — que já oferecem mais de 1.100 serviços integrados à população.
A visita técnica contribuiu para o fortalecimento do GT Centro de Jundiaí, grupo intersetorial que busca aprimorar a gestão do centro urbano da cidade. As experiências observadas em Recife servirão como inspiração para políticas locais, reforçando o compromisso da Prefeitura em planejar o futuro com inovação, integração e cuidado com a população.


A visita técnica contribuiu para o fortalecimento do GT Centro de Jundiaí, iniciativa intersetorial que visa aprimorar a gestão do centro urbano da cidade, inspirando políticas locais com base em experiências exitosas observadas em Recife.
Assessoria de Imprensa
Fotos: SMPUMA
-
16/09/2025
Castramóvel chega a Jundiaí para reduzir fila de castração e ampliar atendimento
-
12/09/2025
Jundiaí é contemplada com investimento de R$ 3,8 milhões dos Comitês PCJ para ações em saneamento
-
08/09/2025
Oficina gratuita sobre formatação de projetos para editais integra programação do Espaço Expressa
-
08/09/2025
Inscrições abertas para novos membros do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original