Delegados de Jundiaí representam a cidade na V Conferência Nacional de Igualdade Racial
Publicada em 21/09/2025 às 12:00Nesta semana, Jundiaí foi representada em Brasília por uma delegação composta pelos delegados José Roberto Barbosa, Vanderlei Victorino B. A., Rosemary da Silva e Everton Gomes na V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
O encontro reúne representantes de todo o país para debater políticas públicas e propor estratégias que fortaleçam a luta contra o racismo e promovam a equidade. As discussões estão organizadas em torno dos eixos Democracia, Justiça Racial e Reparação, que já vinham sendo trabalhados em âmbito local, a partir das Conferências Municipais e Regionais, realizadas em maio deste ano.

A participação de Jundiaí, que também representa a Região Metropolitana, reforça o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A presença da cidade em um espaço de relevância nacional mostra o alinhamento entre poder público, Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e sociedade civil organizada.
Para o secretário da Casa Civil de Jundiaí, a representatividade no evento é motivo de orgulho. “Estar presente em uma conferência dessa dimensão mostra que Jundiaí não apenas debate, mas também contribui de forma concreta para a formulação de políticas públicas de igualdade racial no Brasil. Nossos delegados levam a voz da cidade e da Região Metropolitana, garantindo que nossas experiências locais e demandas estejam no centro das discussões nacionais. Isso reafirma o compromisso de Jundiaí com o respeito, à inclusão e a justiça social”, destacou.
“A participação de Jundiaí é uma oportunidade de fortalecer políticas públicas já em andamento no município e também de ampliar o diálogo com outras cidades e regiões. Isso mostra que estamos comprometidos em transformar as discussões em ações concretas para garantir mais inclusão e justiça social”, destacou Kelsilene França Ribeiro, assessora de Direitos Humanos e responsável pelas políticas públicas de promoção da igualdade racial em Jundiaí.
Com participação ativa e engajada, Jundiaí reafirma seu papel de cidade atenta às demandas da população e comprometida em construir pontes que levem a mais oportunidades, respeito e dignidade para todos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
07/10/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe representantes estaduais para fortalecer políticas sociais e raciais
-
05/10/2025
Jundiaí é representada na 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres
-
28/09/2025
Prefeitura fortalece parceria com a Guardinha em prol da juventude e dos direitos humanos
-
28/09/2025
Eleições para recomposição do Conselho Municipal da Comunidade Negra estão com inscrições abertas em Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original