Comunicação não violenta é tema de encontro com famílias na EMEB Rotary Club

Publicada em 25/09/2025 às 16:00

A EMEB Rotary Club promoveu o Dia da Família, com atividades de integração entre pais, alunos e comunidade escolar. O evento contou com uma roda de conversa sobre Comunicação Não Violenta, ministrada pelo psicólogo especialista em psicopedagogia Mario Martini, e foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania (SMJC) e o Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Estado de São Paulo.

Maria Lúcia Vasconcellos (Diretora de Cidadania do Município), Fabiana Rinco Pedroso
(Coordenadora Pedagógica), Thaís Nonô (Diretora da EMEB Rotary Club), Raquel Conchetto (CIC
Jundiaí) e Mario Martini (psicólogo)

Durante a palestra, o especialista falou sobre os desafios emocionais enfrentados pelas famílias em situações de estresse, ressaltando a importância do diálogo e da empatia para a construção de relações mais saudáveis. Como atividade de encerramento, os pais escreveram cartas e bilhetes para os filhos, fortalecendo a ponte entre a escola e o ambiente familiar.

Além da roda de conversa, o encontro ofereceu espaços de brincar especialmente preparados para as crianças, que puderam se divertir junto aos familiares, reforçando o clima de acolhimento e convivência.

A secretária de Educação, Priscila Costa, destacou a relevância do evento. “Educar é um ato que envolve toda a comunidade. A escola é um espaço de aprendizagem, mas também de acolhimento, onde construímos juntos caminhos para uma convivência mais saudável. A Comunicação Não Violenta é uma ferramenta essencial para fortalecermos as famílias e cuidarmos das nossas crianças.”

Para a diretora de Cidadania do Município, Maria Lúcia Vasconcellos, a iniciativa mostrou a importância da união entre diferentes setores. “Quando aproximamos a escola, as famílias e o poder público, conseguimos gerar transformações reais. Foi um momento de escuta, de afeto e de reflexão, que certamente terá reflexos positivos na vida dessas crianças e de suas famílias.”

Já a diretora da EMEB Rotary Club, Thaís Nonô, ressaltou o cuidado na organização do evento. “Cada detalhe do Dia da Família foi pensado para que nossas crianças e suas famílias se sentissem acolhidas. Acreditamos que a escola deve ser um lugar de afeto, e esse encontro mostrou como o diálogo e a empatia podem transformar relações.”

O Dia da Família na EMEB Rotary Club reforçou o compromisso da rede municipal de ensino em oferecer, além de educação de qualidade, um espaço de acolhimento e diálogo, aproximando a escola das famílias e fortalecendo a construção de uma comunidade mais consciente e solidária.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/09/25/comunicacao-nao-violenta-e-tema-de-encontro-com-familias-na-emeb-rotary-club/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original