Secretaria de Promoção da Saúde realiza oficina sobre linhas de cuidado
Publicada em 02/10/2025 às 14:00A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (SMPS) realizou, na última semana, a primeira oficina de trabalho voltada à construção e fortalecimento das linhas de cuidado na rede de saúde. O encontro reuniu gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, apoiadores técnicos e institucionais, além de profissionais das equipes eMulti.
Conduzida pela doutora em Saúde Pública e professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), Laura Feuerwerker, a iniciativa teve como objetivo promover uma reflexão coletiva sobre a importância da articulação entre os diferentes serviços de saúde, visando garantir um atendimento mais integrado, contínuo e humanizado.
“Embora os protocolos do Ministério da Saúde orientem os atendimentos, é fundamental desenvolvermos nossas próprias linhas de cuidado, com base nas realidades locais e de maneira conjunta com toda a equipe. Ao traçarmos juntos o percurso do paciente em todos os serviços de saúde, garantimos a integração do cuidado desde o primeiro acesso do usuário para que o tratamento fica mais efetivo”, explicou a diretora de Atenção Básica, Tatiane de Lucca Barbosa.


A professora Laura também enfatizou a importância desta iniciativa do Município, frisando o caráter inovador e participativo. “Fazer essa construção de maneira participativa é essencial e, ao mesmo tempo, um desafio. Não adianta a gestão central definir e repassar. É preciso conhecer a realidade de cada território e trazer as vivências para a discussão. Isso permite a criação de estratégias diferenciadas para cada local. Fico feliz em contribuir, porque poucos lugares trabalham dessa forma. Quando o trabalhador participa ativamente da construção das linhas de cuidado, ele se sente valorizado — e a população é quem mais ganha, ao receber um cuidado mais atento e focado em suas necessidades”, afirmou.
Os profissionais da rede municipal também destacaram os benefícios da ação, especialmente no fortalecimento do trabalho em equipe e na valorização das experiências locais. “Foi muito bom participar, porque estamos colocando nossa experiência em pauta, reconhecendo as diferenças entre as unidades e unindo vários saberes para uma construção conjunta. Esses espaços fortalecem o nosso trabalho e ampliam nossa visão sobre o cuidado”, avaliou a gerente da UBS Fazenda Grande, Daniele Lara.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
22/10/2025
Vacinação casa a casa já imunizou aproximadamente 700 moradores nas áreas rurais contra a febre amarela -
22/10/2025
Sábado é dia de multivacinação no Maxi Shopping -
21/10/2025
Outubro Rosa: mulheres têm manhã de cuidado, troca e movimento -
19/10/2025
Caminhada do Outubro Rosa atrai multidões em prol da conscientização do câncer de mama
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

