Rede de assistência social de Jundiaí oferece acolhimento e apoio para retorno familiar
Publicada em 03/10/2025 às 08:00Cuidar das pessoas em situação de vulnerabilidade vai muito além do acolhimento imediato. Em Jundiaí, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, oferece o serviço de recâmbio – que consiste no apoio para que pessoas em situação de rua possam retornar de forma segura para sua cidade de origem, onde muitas vezes têm vínculos familiares e rede de apoio já estabelecida.
Esse processo faz parte da rede de serviços socioassistenciais do município e é realizado a partir da abordagem social nas ruas, feita pelas equipes da SEAS. Quando identificado que a pessoa é de outro município, a equipe verifica a possibilidade de retorno, sempre respeitando a vontade do indivíduo e garantindo condições seguras de deslocamento.

O serviço acontece após acolhimento inicial e escuta qualificada. As equipes realizam a abordagem, compreendem a situação e, em casos de aceitação, organizam o transporte para a cidade de origem, seja por meio de ônibus intermunicipais, transporte público ou trem.
Durante o período da Operação Noites Frias, em 81 dias de atendimento, foram realizados 441 recâmbios para diferentes cidades de origem, garantindo não apenas segurança, mas também uma oportunidade de reaproximação com familiares e conhecidos.
Segundo a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Luciane Mosca, o recâmbio é um trabalho feito com muita sensibilidade: “Muitas vezes, as pessoas em situação de rua estão fragilizadas, fazem uso de álcool ou drogas e não estão em pleno juízo. Nessa condição, acabam se deslocando sem rumo, deixando sua cidade e rompendo com laços importantes. O recâmbio é justamente essa oportunidade de reconduzi-las para o seu local de origem, onde podem contar novamente com uma rede de apoio. É um processo que exige acolhimento, diálogo e respeito”, explica.
Rede de assistência
O serviço de recâmbio integra a rede de assistência da Prefeitura de Jundiaí, que conta ainda com as atividades do Centro Pop, Casa de Passagem com serviços de acolhimento, os programas de segurança alimentar, entre outros. O objetivo é oferecer condições dignas, reduzir a vulnerabilidade social e proporcionar caminhos de reinserção na sociedade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
10/11/2025
Com 3,3 toneladas de alimentos distribuídos, Feira do Bem fortalece cuidado com idosos -
09/11/2025
Espetáculo de dança promove reflexão sobre a violência contra a mulher entre servidores da Assistência Social -
16/10/2025
Entre poesias, memórias e afetos: Grupo FormIDOSO celebra dois anos de encontros semanais no CRAS Central -
03/10/2025
‘Desfile Seu Brilho – De volta aos anos 60’ anima a Semana do Idoso no CRAS Sul
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
