Jundiaí encerra a 27ª Semana do Idoso com lançamento da Feira do Bem

Publicada em 04/10/2025 às 09:00

A manhã desta sexta-feira (4) marcou o encerramento da 27ª edição da Semana do Idoso, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi). O encontro especial no Parque do Corrupira reuniu centenas de pessoas com atrações variadas, como dança, piquenique, passeio de trenzinho e apresentações culturais.

Durante a cerimônia, também foi lançada a Feira do Bem, iniciativa inédita de segurança alimentar voltada à população idosa do município.

O prefeito Gustavo Martinelli destacou a relevância do evento e o compromisso da cidade com a valorização da pessoa idosa. “Jundiaí é referência nacional em políticas públicas para a população idosa. Temos mais de 82 mil pessoas nessa faixa etária, e nosso compromisso é garantir dignidade, qualidade de vida e bem-estar, com acesso a esporte, saúde, cultura e convivência. Agradeço pela contribuição de todos os idosos que ajudaram a construir a nossa cidade e reforço que seguiremos cuidando e investindo em vocês”, afirmou o prefeito.

A Semana do Idoso contou com uma programação diversificada entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, com bailes, shows de talentos, visitas a espaços de lazer, oficinas, encontros intergeracionais e atividades que promoveram integração, saúde e bem-estar. E neste sábado (5), o fechamento será com o tradicional baile do CCI Argos, das 14h às 17h, que nesta edição contará com apresentações especiais do grupo Enredança.

Entre os participantes, histórias de superação e motivação reforçam o impacto positivo das ações. José Mariano, que participa ativamente das atividades da rede, contou que os encontros foram determinantes para sua recuperação. “Encontrei motivação nesses eventos, que me ajudaram a sair da depressão. Hoje tenho mais disposição e alegria de viver.”

Lídia Maria da Silva
José Mariano
Abertura

Já Lídia Maria da Silva, presença constante em oficinas e atividades físicas, como pilates, hidroginástica e ginástica funcional, ressaltou a importância de se manter ativa. “Sempre participo dos eventos e atividades, porque estar em movimento e alegre me ajuda a afastar a depressão e até a prevenir doenças como o Alzheimer.”

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca de Souza, ressaltou o papel da iniciativa para a promoção da saúde e da convivência. “A Semana do Idoso é um exemplo de como a convivência, o lazer, a cultura e o esporte contribuem para a saúde física e emocional da população idosa. É um momento de troca, de valorização e de incentivo a uma vida mais saudável e ativa.”

Feira do Bem

O evento também marcou o lançamento da Feira do Bem, programa que une segurança alimentar e participação comunitária. Voltado especialmente aos idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que são acompanhados pelos CRAS e demais serviços da rede socioassistencial, o projeto conecta a participação nas atividades de convivência ao acesso a alimentos de qualidade.

“A Feira do Bem é uma ação inovadora que conecta segurança alimentar, inclusão e fortalecimento comunitário. Além de garantir acesso a alimentos saudáveis e de qualidade para os idosos, valoriza a participação deles nos serviços socioassistenciais e promove um ciclo virtuoso que também beneficia a agricultura familiar da nossa região. É uma iniciativa que traduz, na prática, o compromisso da Prefeitura de Jundiaí em cuidar das pessoas, fortalecendo vínculos e promovendo qualidade de vida,” destacou a secretária, Luciane.

A cada participação em oficinas, cursos e encontros, os idosos recebem moedas sociais Japi, que podem ser utilizadas para compras na feira. Os produtos comercializados vêm da agricultura familiar local, adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em convênio com o governo federal.

“Achei uma excelente iniciativa. Além de incentivar uma alimentação saudável, é uma oportunidade de levar para casa produtos frescos e de qualidade. É uma recompensa incrível por participar das atividades”, disse Aparecida Oliveira, a primeira idosa a estrear as compras na Feira do Bem.

Com caráter itinerante, a Feira do Bem será realizada mensalmente em diferentes territórios da cidade, fortalecendo vínculos, garantindo segurança alimentar e movimentando a economia local.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/10/04/jundiai-encerra-a-27a-semana-do-idoso-com-lancamento-da-feira-do-bem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original