Castramóvel inicia cirurgias de castração no Jardim do Lago e recebe grande adesão da comunidade

Publicada em 11/10/2025 às 16:38

A Prefeitura de Jundiaí iniciou neste sábado (11) as primeiras cirurgias de castração realizadas pelo Castramóvel, no Parque do Jardim do Lago. Ao todo, cerca de 200 procedimentos, entre cães e gatos, foram agendados, marcando o início de uma nova etapa do programa municipal de controle populacional de animais.

Castramóvel iniciou neste sábado (11) as cirurgias de castração no Parque do Jardim do Lago

As atividades começaram às 8h e contaram com a presença do prefeito Gustavo Martinelli, do deputado federal Bruno Ganem, da deputada estadual Clarice Ganem, do presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vieira, e do vereador João Victor. O serviço itinerante funcionará de terça a sábado, das 8h às 16h, com dias específicos para cada espécie: terças e quintas para cães; quartas e sextas para gatos; e sábados para ambos.

O prefeito Gustavo Martinelli destacou o avanço das políticas públicas voltadas à causa animal e o papel do Castramóvel na ampliação dos atendimentos. “É uma ação de saúde pública e de respeito aos animais, viabilizada com emenda parlamentar do deputado federal Bruno Ganem. Essa parceria é essencial para garantirmos que mais famílias tenham acesso à castração gratuita e ao cuidado pós-operatório, com acompanhamento e medicação”, afirmou o prefeito.

Prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância do Castramóvel como ação de saúde pública e cuidado com os animais

O deputado Bruno Ganem ressaltou a importância da iniciativa. “Essa é uma ação modelo, que vai inspirar outros municípios. O trabalho conjunto com a Prefeitura de Jundiaí mostra que é possível reduzir a fila de castrações de forma eficiente e responsável. Nosso objetivo é zerar essa fila e, depois, atuar de maneira proativa, levando informação e conscientização à população”, disse.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Marco Antonio Bedin, o Castramóvel tem o objetivo de atender à grande demanda de castrações acumulada no Departamento de Bem-Estar Animal (Debea). “A meta é alcançar cerca de 10 mil castrações em quatro meses, reduzindo de forma significativa a fila existente”, explicou.

Presidente da Câmara, Edicarlos Vieira, prefeito Gustavo Martinelli, deputada Clarice Ganem e deputado Bruno Ganem
Autoridades municipais, parlamentares e equipes técnicas

Moradoras do bairro também aprovaram a iniciativa. A tutora Kátia Fernanda destacou que o serviço gratuito é essencial para quem não tem condições de custear o procedimento. “É um atendimento de qualidade e acessível, que ajuda a reduzir os animais nas ruas e evita abandonos”, disse. Já Gláucia Machado, levou um gato de rua para castrar e elogiou a proximidade do atendimento. “Ter o Castramóvel no bairro facilita muito. A castração é um ato de responsabilidade e ajuda a evitar o abandono”, afirmou.

Gláucia Machado elogiou a facilidade do atendimento no próprio bairro
Atendimentos movimentaram o primeiro dia de castrações do Castramóvel

Castramóvel segue no Jardim do Lago
O Castramóvel continuará no Jardim do Lago pelos próximos dias, atendendo tutores e animais do bairro e da região, e seguirá para o bairro do Retiro a partir do dia 28 de outubro. Ainda é possível agendar castrações no Jardim do Lago. Saiba mais sobre como realizar o cadastro e o agendamento no link: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/09/19/prefeitura-de-jundiai-orienta-tutores-sobre-cadastro-e-agendamento-no-castramovel/?apenas_conteudo=S

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/10/11/castramovel-inicia-cirurgias-de-castracao-no-jardim-do-lago-e-recebe-grande-adesao-da-comunidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original