Jundiaí firma parceria com a Receita Federal e amplia oferta de serviços ao cidadão
Publicada em 15/10/2025 às 17:00A Prefeitura de Jundiaí firmou, nesta terça-feira (14), um acordo de cooperação técnica com a Receita Federal para a instalação de dois postos do PAV – Ponto de Atendimento Virtual, que vão oferecer diversos serviços do órgão à população de forma presencial e assistida, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade da Receita. Os postos serão instalados no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping, e no Poupatempo, com a inauguração agendada para o dia 28 de novembro, no Jundiaí Empreendedora.
A assinatura do acordo ocorreu no gabinete do prefeito Gustavo Martinelli, com a presença do delegado titular da Receita Federal em Jundiaí, Frederico Mello, e do ouvidor responsável pela Cidadania Fiscal, Jorge Luiz.


Para o prefeito Gustavo Martinelli, a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a modernização e a aproximação dos serviços públicos da população. “Essa parceria é mais um passo importante para facilitar a vida do cidadão. Com os PAVs, os jundiaienses terão acesso a serviços da Receita Federal de maneira rápida, prática. É mais comodidade para o contribuinte e mais eficiência na gestão pública”, destacou o prefeito.
O Ponto de Atendimento Virtual (PAV) é um espaço físico criado a partir de acordos de cooperação entre a Receita Federal e prefeituras ou outros parceiros. O objetivo é oferecer suporte presencial para acesso aos serviços digitais da Receita, com servidores municipais capacitados para orientar e auxiliar os cidadãos durante o atendimento.
Segundo o secretário de Finanças, Lucas Lusvarghi, o projeto vem ao encontro da política municipal de digitalização e integração de serviços. “Jundiaí tem avançado muito na oferta de serviços digitais, mas também sabemos da importância de garantir inclusão e atendimento humanizado. Os PAVs representam justamente essa união entre tecnologia e acolhimento, tornando os serviços da Receita mais acessíveis para todos”, afirmou o secretário.


De acordo com o delegado da Receita Federal em Jundiaí, Frederico Mello, a instalação dos postos representa um grande avanço no atendimento ao contribuinte. “Todo o esforço é válido quando se trata de levar os serviços da Receita Federal a uma população que apresenta muitas vezes dificuldades de locomoção até uma agência. A parceria com a Prefeitura de Jundiaí é um exemplo de como a união de esforços pode facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos”, ressaltou o delegado.
Nos postos do PAV, será possível realizar uma ampla variedade de serviços, como:
- Emissão, inscrição, alteração e regularização de CPF;
- Inscrições e alterações no CAEPF, CAFIR e CNO;
- Consultas de pendências fiscais e cadastrais;
- Consulta à malha fiscal, restituição e situação da DIRPF;
- – Emissão de DARF e GPS;
- Cópia de declarações, comprovantes e processos;
- Protocolo de documentos e procurações eletrônicas (e-CAC).
Também participaram da reunião o secretário adjunto, Rubén Darío Ramírez Castro, e o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Mark William.
Com a implantação dos dois PAVs, Jundiaí reforça sua preocupação em oferecer serviços integrados, ampliando o acesso do cidadão a atendimentos públicos de qualidade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
15/10/2025
Portal Jundiaí Empreendedora está com mais de 2 mil vagas de empregos disponíveis
-
13/10/2025
Guardas Municipais recebem certificado do Curso de Patrulhamento Tático
-
11/10/2025
Prefeitura lança o aplicativo ‘153 Jundiaí’, da Guarda Municipal, que permite envio de textos, fotos e vídeos de ocorrências
-
08/10/2025
Portal Jundiaí Empreendedora está com mais de 2.200 vagas de empregos disponíveis
Baixe as fotos desta notícia na resolução original