Ensaios para o espetáculo ‘Folia dos Bichos’ especial do Mês das Crianças seguem a todo vapor

Publicada em 17/10/2025 às 12:00

O Teatro Polytheama recebe, neste domingo (19), às 15h, o espetáculo “Folia dos Bichos”, que trará a coreografia da Cia. Jovem de Dança com as apresentações ao vivo da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), da bateria da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes) e das pianistas Lucia Cervini e Miriam Braga.

Com os músicos, bailarinos e carnavalescos no palco do teatro jundiaiense centenário, os ensaios e ajustes finais estão a todo vapor ao longo desta semana, na preparação de mais uma atração da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT) em comemoração do Mês das Crianças.

Cia. Jovem e Orquestra são dois dos corpos artísticos municipais da SMCULT e se uniram para esta montagem especial para as crianças

Inspirada na obra “Carnaval dos Animais”, do compositor francês Camille Saint-Saëns, “Folia dos Bichos” mistura o clássico com a magia e alegria do Carnaval brasileiro, numa celebração lúdica e envolvente sobre respeito às diferenças, convivência, descoberta e crescimento. Dividido em atos, o espetáculo explora de forma vibrante e colorida valores como a amizade, conexões e descobertas de si do mundo, numa grande celebração que envolve personagens como o leão, canguru, galinhas, cisne, tartaruga, elefante e muitos outros animais.

O espetáculo tem direção de Alex Soares e Claudia Feres, respectivamente, diretores artísticos da Cia. Jovem e da OMJ, corpos artísticos municipais da SMCULT. Já a coreografia é de Andressa Rondon, que fala o que o público pode esperar das novidades da nova montagem.

“Já na estreia da coreografia, em outubro do ano passado, surgiu esta ideia de juntar a Orquestra, que é daqui da cidade, com o pessoal do Carnaval. Gosto muito de misturar as linguagens e o samba traz esse visual de alegria, algo próprio da criança. E foi por isso que o compositor pediu que a obra fosse publicada só postumamente, pelo receio de ser algo diferente, numa composição em que cada instrumento introduz o som de um animal. A arte é fundamental para isso, para trazer valor e vida através das obras, e é isso que o público irá encontrar domingo”, comentou Andressa.

Andressa, Alex e Claudia: coreógrafa e diretores artísticos nos ajustes finais para o espetáculo especial

Depois de já ter interpretado o burro e o canguru em versões anteriores, o bailarino Mychael Nascimento fará o papel do cuco nesta montagem da obra. “’Folia dos Bichos’ é uma das coreografias do nosso repertório infantil que envolveu muita pesquisa para que transportássemos para o nosso corpo o hábito de cada um dos animais. E, do palco, recebemos das crianças esta animação e expectativa em querer saber qual será o próximo animal a aparecer. Nesta montagem, junto com a Orquestra, com quem já nos apresentamos em ‘Pedro e o Lobo’, outra coreografia do nosso repertório, temos a certeza de uma energia e vibração diferentes e mais presentes. E que se somarão ainda com as da bateria. Esta será uma oportunidade a mais para mostrar como a Cultura pode mexer com as pessoas desde muito pequenas e despertar nelas esta vontade e o olhar para a Dança e para a Música.”

Já o violinista Valdiner Rossi, há dez anos no elenco da OMJ, a proposta demonstra a reinvenção e crescimento da orquestra a cada temporada. “Esta integração traz uma energia nova e exige uma escuta muito atenta entre todos os artistas. A música ganha uma dimensão física em que os movimentos se unem ao som. O desafio está justamente em equilibrar essa fusão, ampliar nossa percepção musical e cênica, e o diálogo com outras linguagens, mantendo a identidade orquestral. O público infantojuvenil tem uma energia diferente, espontânea e aberta a descobertas, e isso muda a forma como tocamos, pois também nos tornamos contadores de histórias, alguém que desperta a curiosidade e a imaginação. Trazer novas linguagens para a orquestra é um desafio constante, mas amplia o diálogo com outras manifestações musicais brasileiras. Uma mistura que acredito ser fundamental para que a Orquestra cumpra seu papel social e artístico de se aproximar das pessoas, formar público, quebrar barreiras e mostrar que a música orquestral é viva, acessível e pode dialogar com todas as expressões culturais.”

“Folia dos Bichos” tem classificação livre e entrada gratuita. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos, disponíveis já neste sábado (18): a partir das 10h30, na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes (rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro) e na internet, por meio da plataforma Sympla, e, a partir das 14h, na bilheteria e totens eletrônicos do Teatro Polytheama.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Além da acessibilidade física do teatro, o espetáculo contará também com Audiodescrição para pessoas cegas na plateia.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/10/17/ensaios-para-o-espetaculo-folia-dos-bichos-especial-do-mes-das-criancas-seguem-a-todo-vapor/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original