Ensaios para o espetáculo ‘Folia dos Bichos’ especial do Mês das Crianças seguem a todo vapor
Publicada em 17/10/2025 às 12:00O Teatro Polytheama recebe, neste domingo (19), às 15h, o espetáculo “Folia dos Bichos”, que trará a coreografia da Cia. Jovem de Dança com as apresentações ao vivo da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), da bateria da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes) e das pianistas Lucia Cervini e Miriam Braga.
Com os músicos, bailarinos e carnavalescos no palco do teatro jundiaiense centenário, os ensaios e ajustes finais estão a todo vapor ao longo desta semana, na preparação de mais uma atração da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT) em comemoração do Mês das Crianças.

Inspirada na obra “Carnaval dos Animais”, do compositor francês Camille Saint-Saëns, “Folia dos Bichos” mistura o clássico com a magia e alegria do Carnaval brasileiro, numa celebração lúdica e envolvente sobre respeito às diferenças, convivência, descoberta e crescimento. Dividido em atos, o espetáculo explora de forma vibrante e colorida valores como a amizade, conexões e descobertas de si do mundo, numa grande celebração que envolve personagens como o leão, canguru, galinhas, cisne, tartaruga, elefante e muitos outros animais.
O espetáculo tem direção de Alex Soares e Claudia Feres, respectivamente, diretores artísticos da Cia. Jovem e da OMJ, corpos artísticos municipais da SMCULT. Já a coreografia é de Andressa Rondon, que fala o que o público pode esperar das novidades da nova montagem.
“Já na estreia da coreografia, em outubro do ano passado, surgiu esta ideia de juntar a Orquestra, que é daqui da cidade, com o pessoal do Carnaval. Gosto muito de misturar as linguagens e o samba traz esse visual de alegria, algo próprio da criança. E foi por isso que o compositor pediu que a obra fosse publicada só postumamente, pelo receio de ser algo diferente, numa composição em que cada instrumento introduz o som de um animal. A arte é fundamental para isso, para trazer valor e vida através das obras, e é isso que o público irá encontrar domingo”, comentou Andressa.

Depois de já ter interpretado o burro e o canguru em versões anteriores, o bailarino Mychael Nascimento fará o papel do cuco nesta montagem da obra. “’Folia dos Bichos’ é uma das coreografias do nosso repertório infantil que envolveu muita pesquisa para que transportássemos para o nosso corpo o hábito de cada um dos animais. E, do palco, recebemos das crianças esta animação e expectativa em querer saber qual será o próximo animal a aparecer. Nesta montagem, junto com a Orquestra, com quem já nos apresentamos em ‘Pedro e o Lobo’, outra coreografia do nosso repertório, temos a certeza de uma energia e vibração diferentes e mais presentes. E que se somarão ainda com as da bateria. Esta será uma oportunidade a mais para mostrar como a Cultura pode mexer com as pessoas desde muito pequenas e despertar nelas esta vontade e o olhar para a Dança e para a Música.”
Já o violinista Valdiner Rossi, há dez anos no elenco da OMJ, a proposta demonstra a reinvenção e crescimento da orquestra a cada temporada. “Esta integração traz uma energia nova e exige uma escuta muito atenta entre todos os artistas. A música ganha uma dimensão física em que os movimentos se unem ao som. O desafio está justamente em equilibrar essa fusão, ampliar nossa percepção musical e cênica, e o diálogo com outras linguagens, mantendo a identidade orquestral. O público infantojuvenil tem uma energia diferente, espontânea e aberta a descobertas, e isso muda a forma como tocamos, pois também nos tornamos contadores de histórias, alguém que desperta a curiosidade e a imaginação. Trazer novas linguagens para a orquestra é um desafio constante, mas amplia o diálogo com outras manifestações musicais brasileiras. Uma mistura que acredito ser fundamental para que a Orquestra cumpra seu papel social e artístico de se aproximar das pessoas, formar público, quebrar barreiras e mostrar que a música orquestral é viva, acessível e pode dialogar com todas as expressões culturais.”


“Folia dos Bichos” tem classificação livre e entrada gratuita. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos, disponíveis já neste sábado (18): a partir das 10h30, na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes (rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro) e na internet, por meio da plataforma Sympla, e, a partir das 14h, na bilheteria e totens eletrônicos do Teatro Polytheama.
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Além da acessibilidade física do teatro, o espetáculo contará também com Audiodescrição para pessoas cegas na plateia.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
15/10/2025
Inscrições para a Rainha e Princesas da Corte da Uva 2026 chegam à sua reta final
-
14/10/2025
Inscrições para o concurso de Miss Pérola Negra 2025 seguem até o dia 20 de outubro
-
14/10/2025
Cia. Jovem de Dança e Orquestra unem-se a convidados para apresentação especial de ‘Folia dos Bichos’ no Polytheama
-
13/10/2025
Cia. Jovem de Dança de Jundiaí recebe bailarinos de companhia de Tatuí para dia de intercâmbio e vivências
Baixe as fotos desta notícia na resolução original