Projeto Ludicidadania entrega certificados a alunos da 1ª turma de formandos de 2025
Publicada em 23/10/2025 às 17:00Alunos da EMEB Joaquim Candelário de Freitas, no bairro Cidade Luiza, se formaram, nesta semana, no programa Ludicidadania, desenvolvido pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Foi a primeira turma a receber os certificados em 2025.

O evento ocorreu no ginásio de esportes do próprio colégio e é voltado aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. O projeto convida as crianças a refletirem sobre seus objetivos pessoais e profissionais, incentivando a construção de valores como responsabilidade, respeito e cidadania.
Marcaram presença o Secretário Municipal de Segurança Pública, Guilherme Balbino Rigo; o subcomandante e inspetor da GMJ, Denis Fernando Berni; o guarda municipal Douglas Barban (idealizador e coordenador do Ludicidadania); a diretora da escola, Karen Merlim; o presidente da Câmara de Jundiaí, Edicarlos Vieira, e a também vereadora Carla Basílio.
De forma lúdica e participativa, as turmas do projeto constroem a chamada “roda da vida”, um exercício visual que ajuda a avaliar diferentes áreas do cotidiano. A partir dele, cada estudante registra seus desejos e expectativas para o futuro, desenhando planos que envolvem tanto o aspecto financeiro quanto para o pessoal. No final do programa, os alunos escrevem uma redação, na qual relatam como o conteúdo melhorou seu dia a dia. Alguns desses textos foram lidos para os pais na formatura.

Lara Oliveira Barbuzzi, de 10 anos, foi uma das 105 formandas que receberam seus diplomas no período da tarde. “Adorei a roda de conversas. Nela, todos puderam falar dos momentos bons e ruins da vida. Foi emocionante”, disse a estudante. “Também fomos orientados sobre a responsabilidade de cuidarmos do nosso dinheiro e como fazer escolhas para sermos pessoas melhores”, emendou ela, que tinha na plateia a mãe, Juliandra Oliveira, bastante feliz com a participação da filha no evento.
A secretária de Educação, Priscila Costa, reforçou a importância da iniciativa para a rede municipal de ensino. “O Ludicidadania é este espaço de acolhimento que a Educação viabiliza junto com os agentes da GMJ em nossas escolas, e que vem para potencializar o programa ‘Escola da Gente’. Nossas escolas e a nossa sociedade são feitas de gente e, pensando em temas como inclusão, sustentabilidade, respeito às diferenças e a importância do cuidar de si e do próximo, reforçamos as aprendizagens dos nossos estudantes, de modo que isso tenha reflexos em suas salas de aula, casas, vizinhanças e na sociedade em geral.”

Acolhimento
“É muito bom conversarmos com os alunos, incentivando-os a serem melhores física e mentalmente. Assim, poderão exercer suas cidadanias de maneira ativa. Quem é ouvido tem seu pensamento valorizado”, revelou o GM Douglas Barban. “Através do Ludicidadania, as crianças aprendem a se desenvolver para as adversidades da vida, a se superar e atingir seus objetivos. Estes alunos são acolhidos com o programa, que deve ser estendido a todas as escolas de Jundiaí”, completou a diretora da EMEB Joaquim Candelário de Freitas, Karen Merlim. O Ludicidadania já consolidou sua proposta de prevenção, aproximação e formação cidadã, promovida pela Guarda Municipal de Jundiaí junto às escolas. O programa é dividido em oito módulos de três aulas cada, com encontros semanais que abordam temas como cidadania, civismo, saúde, segurança, cultura da paz e convivência.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
23/10/2025
EGP promove capacitação para a Guarda Municipal de Jundiaí em técnicas de detecção com cães -
23/10/2025
Jundiaí fortalece integração regional e propõe criação de Gabinete de Gestão Integrada da Segurança -
22/10/2025
Prefeitura de Jundiaí avança com a reforma da EMEB Adail de Oliveira Lenhaioli, na Vila Esperança -
04/10/2025
‘Encontro de Gerações’ da EMEB Maria Gemma Gennari Carturan promove integração entre escola e famílias no Parque da Cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



