Alunos da EMEB José Romeiro vivenciam o estudo do corpo humano na Faculdade de Medicina de Jundiaí
Publicada em 24/10/2025 às 11:00Os alunos do 5º ano da EMEB Doutor José Romeiro Pereira participaram, nesta quinta-feira (23), de uma vivência educativa no Museu do Corpo Humano da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). A atividade, realizada nos períodos da manhã e da tarde teve como objetivo complementar o conteúdo trabalhado em sala de aula sobre os sistemas do corpo humano, promovendo uma experiência prática e interativa de aprendizado.

Inaugurado em 2022, o Museu do Corpo Humano foi criado para tornar o estudo da anatomia mais acessível e atrativo. O acervo é composto por peças anatômicas humanas preparadas com a técnica de plastinação, um método avançado que substitui o formol tradicional e preserva os tecidos com aparência natural, sem odor e sem causar desconforto aos visitantes.
O técnico de laboratório Rodrigo Eduardo da Silva, um dos responsáveis pela implantação do espaço, explica que a ideia do museu surgiu a partir da iniciativa do professor César, que trouxe o conhecimento da técnica após uma viagem de estudos aos Estados Unidos.
“A plastinação foi um divisor de águas. Queríamos apresentar o corpo humano de forma mais realista e científica, mas também mais agradável ao público. Todo o processo é artesanal e levou anos para ser concluído. As peças começaram a ser preparadas durante a pandemia, e o resultado foi um espaço que hoje desperta curiosidade e encanta quem visita”, contou Rodrigo.
A monitora do museu, Carla Rigo, reforça que o ambiente é pensado para unir ciência e arte, tornando o aprendizado leve e envolvente. “Aqui, os alunos conhecem os órgãos e sistemas do corpo humano de forma lúdica. Começamos com uma animação introdutória, para que as crianças se sintam à vontade e aproveitem ao máximo a experiência. É um momento que marca e desperta o interesse pelo conhecimento científico”, afirmou.


A professora Alessandra Siqueira Lebrão, que acompanhou a turma, a visita reforçou: “O estudo dos sistemas do corpo humano faz parte do conteúdo do 5º ano, e essa vivência permite que os alunos vejam na prática aquilo que trabalhamos com textos, imagens e vídeos. Eles ficam encantados ao ver a anatomia de forma tridimensional, mais próxima da realidade, e conseguem compreender melhor como tudo funciona”, destacou.
Entre os alunos, a empolgação era evidente. O estudante José Gabriel Bistafa Alves, de 12 anos, comentou que se surpreendeu com o que aprendeu. “Achei muito legal. Aprendi várias coisas sobre os órgãos e os ossos. A parte do coração e do pulmão foi a que mais gostei, porque nunca tinha visto como era por dentro”, disse.

Ao proporcionar vivências como essa, que unem conhecimento científico e curiosidade infantil, a rede municipal fortalece o ensino de ciências e incentiva o interesse dos estudantes pela pesquisa e pela área da saúde.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
11/10/2025
Doe cabelo, espalhe amor: ação da FMJ apoia pacientes com câncer e promove cuidados com a saúde da mulher -
20/09/2025
Semana do Corpo Humano aproxima ciência da população e fortalece ecossistema de inovação em Jundiaí -
13/09/2025
Inova+ fortalece ecossistema de inovação em Jundiaí com apoio a empresas de base tecnológica, startups e hubs. -
09/09/2025
Inovação em destaque: FMJ conquista quatro premiações no Startup Weekend Health Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original




