Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas
Publicada em 29/10/2025 às 08:00A Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) promoveu uma série de apresentações interativas para estudantes da rede municipal de ensino. Sob a regência da maestrina Claudia Feres, o corpo artístico da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT) teve como palco desta vez a Emeb Ivo de Bona (Almerinda Chaves) e Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA), no Complexo Argos.
Na Emeb do Almerinda Chaves, a OMJ apresentou-se com duas sessões lotadas na quadra poliesportiva, totalizando um público atento e curioso de 600 estudantes das 16 turmas do período da tarde.
Com os olhares atentos, a criançada aprendeu como identificar cada um dos instrumentos da família das Cordas presentes na apresentação. O exercício interativo levou o público ainda para uma viagem pela Dinâmica musical, na identificação das intensidades “Forte” e “Piano”, e dos Acentos para a execução, com exercícios de “Staccato” e “Pizzicato”, identificando suas características e a música apresentada.


Na turma do 1º ano, a Lorena Mastelaro, de sete anos, conseguiu identificar todas. “Eles tocaram as músicas da Dona Aranha, Sambalelê e do gato. Eu já tinha visto uma orquestra na internet, mas nunca assim. Agora eu quero aprender a tocar algum instrumento e a cantar”, comentou a estudante entusiasmada, acompanhada do amigo Eric Vieira, de seis anos.
Já a apresentação no CMEJA contou, no auditório Charlie Chaplin, com cerca de 50 pessoas, entre estudantes de três turmas de Ensino Médio, professores e funcionários. Com os adultos, a maestrina também apresentou as características de cada instrumento do quinteto e propôs uma série de atividades interativas para identificação da melodia a partir da entrada e saída de cada um deles nas composições.

A participação do professor de Artes Leonardo Balbin não se resumiu somente à plateia. “Fui convidado para participar de um jogo de escolher quando os músicos poderiam tocar e quando deveriam parar. Eu me senti o regente, foi muito interessante. E para os alunos foi também uma experiência diferenciada. É muito raro ter uma oportunidade assim, de interagir com os músicos e regentes de uma Orquestra. Nem todos têm tempo e condições de se deslocar para ir a um concerto e hoje foram eles que vieram até os estudantes”, elogiou.
A secretária de Cultura, Clarina Fasanaro, falou da importância das atividades propostas para os estudantes. “Além de enriquecer a agenda das salas de espetáculos em nossos espaços culturais, os corpos artísticos da SMCULT cumprem com excelência este papel de fomento à criação de público e de aproximação entre a classe artística e seus espectadores. Nesta semana, a Orquestra promoveu algo ainda mais especial, em nossa rede municipal de ensino. E a apreciação das faixas etárias assim tão distintas demonstra que Cultura é isso, ela transforma e atinge a todos, de forma universal.”
Ao final, Claudia convidou também os estudantes da EJA para o próximo concerto da OMJ, marcado para o dia 29 de novembro, às 20h, no Teatro Polytheama. A apresentação contará com as participações especiais de Letícia Sabatella e do pianista Paulo Braga.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
29/10/2025
Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança -
28/10/2025
Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil -
27/10/2025
Educação promove formação aberta sobre Autismo e Educação Inclusiva -
27/10/2025
Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva
Baixe as fotos desta notícia na resolução original




