Espetáculo de dança promove reflexão sobre a violência contra a mulher entre servidores da Assistência Social

Publicada em 09/11/2025 às 12:00

Servidores da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social participaram, no Espaço Expressa, da apresentação do espetáculo “FEVO – O corpo que eu habito, você não mora mais”, uma performance de dança que aborda de forma sensível e potente a violência contra a mulher. A atividade foi promovida em parceria com a Secretaria de Cultura e integrou a programação da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, movimento internacional que busca conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o enfrentamento às diversas formas de violência contra mulheres e meninas.

O espetáculo utiliza o corpo como instrumento de denúncia, traduzindo em gestos e expressões a dor, o medo e a resistência femininas diante da violência. A performance faz um paralelo entre a casa, espaço que deveria representar segurança e o lugar onde, muitas vezes, a mulher enfrenta o maior risco.

Após a apresentação, os servidores participaram de um bate-papo conduzido pela equipe da Casa Sol, serviço municipal que acolhe mulheres em situação de violência. O encontro possibilitou reflexões sobre o papel dos profissionais da assistência social no acolhimento e apoio às vítimas.

Para a psicóloga Mariângela Aiello, que atua no abrigo Casa Sol, a proposta teve um impacto especial por ser voltada aos servidores. “É muito diferente fazer essa atividade com os profissionais da assistência, porque a violência é algo que permeia nosso trabalho diariamente. O espetáculo trouxe à tona a sensibilidade e a importância de não normalizar a violência, algo que a arte consegue despertar de maneira única”, destacou.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, ressaltou que momentos como esse fortalecem o compromisso da rede municipal na promoção da dignidade e dos direitos das mulheres. “A arte tem um poder transformador. Ela nos faz sentir, pensar e repensar nossas práticas. Esse encontro reforça o papel da Assistência Social não apenas no atendimento, mas também na conscientização e na prevenção da violência contra a mulher. Precisamos continuar fortalecendo essa rede de cuidado e empatia”, afirmou.

Em funcionamento desde 2006, a Casa Sol é um dos serviços mais importantes da rede municipal de proteção às mulheres vítimas de violência em Jundiaí. O equipamento oferece acolhimento sigiloso e seguro, com monitoramento 24h pela Guarda Municipal, para mulheres sob ameaça de morte, garantindo proteção, apoio psicológico e acompanhamento social para a reconstrução de suas vidas. É importante destacar que após a saída do abrigo, a equipe técnica da Casa Sol continua o acompanhamento das famílias pelo período de 6 meses até 1 ano, garantindo que a mulher permaneça protegida e assistida.

Programação
Dentro da programação dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, o espetáculo “FEVO – O corpo que eu habito, você não mora mais” ainda contará com mais três apresentações abertas ao público. As exibições serão realizadas no dia 10 de novembro, às 9h, no CCI (Centro de Convivência do Idoso), localizado no Complexo Argos; no dia 12 de novembro, às 19h30, no Espaço Expressa, junto ao espetáculo “Miss Pérola Negra”; e no dia 17 de novembro, às 14h, no CRAS Oeste. Cada sessão busca ampliar o alcance da mensagem de conscientização e fortalecer o compromisso coletivo no enfrentamento à violência contra a mulher.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/11/09/espetaculo-de-danca-promove-reflexao-sobre-a-violencia-contra-a-mulher-entre-servidores-da-assistencia-social/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original