Vigilância Sanitária oferece capacitação gratuita para esterilização de materiais
Publicada em 10/11/2025 às 17:00A Vigilância Sanitária (VISA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, realiza no dia 17 de novembro, das 9h às 11h, uma capacitação de Boas Práticas para Esterilização de Materiais para Saúde. A atividade será gratuita, no Auditório do Jundiaí Empreendedora, localizado no Maxi Shopping (Piso G3).
A capacitação é direcionada a profissionais responsáveis pela esterilização de materiais em consultórios odontológicos, serviços de podologia, tatuagem, piercing, estética, manicures e afins. Por meio de imersões teóricas e práticas, o objetivo é orientar e esclarecer dúvidas sobre todas as etapas do processo de higienização, desinfecção e esterilização. “O foco dessa atividade é mostrar a importância desses procedimentos da forma adequada para garantir a segurança e a saúde do cliente, reduzindo os riscos de contaminação e a transmissão de doenças”, explica a gerente da Seção de Educação em Vigilância Sanitária, Jeanine Maria Salve.


De acordo com Jeanine, todo o conteúdo da capacitação foi elaborado a partir das diretrizes das próprias ações da Vigilância Sanitária no município, que é embasada na RDC nº 15/2012, resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Ao longo do ano todo, a VISA de Jundiaí realiza trabalhos de inspeção para acompanhar as boas práticas de higienização, desinfecção e esterilização dentro dos estabelecimentos, dependendo dos graus de risco oferecidos pelas atividades.”
Ao longo do ano, a VISA também oferece outras capacitações, incluindo Boas Práticas para Comércio Ambulante e Boas Práticas para Serviços de Alimentação. As datas podem ser conferidas na página oficial do órgão: https://visa.jundiai.sp.gov.br/fale-conosco/agende-capacitacoes/.
Assessoria de Imprensa
-
21/10/2025
GM de Jundiaí capacita outras Guardas em curso da Secretaria Nacional de Segurança Pública -
15/10/2025
Jundiaí registra um caso confirmado de intoxicação por metanol; demais notificações foram descartadas -
10/10/2025
Nota oficial – bebidas sem registro -
08/10/2025
Saúde promove capacitação sobre segurança e direitos em instituições geriátricas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original





