A COP30 já chegou a Jundiaí: escolas protagonizam ações em defesa do clima

Publicada em 14/11/2025 às 10:00

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém entre 10 e 21 de novembro de 2025, já mobiliza cidades de todo o país e Jundiaí é uma delas. A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do programa Escola da Gente, vem se destacando com iniciativas que unem sustentabilidade, inovação pedagógica e cuidado com as pessoas, transformando as escolas em verdadeiros territórios vivos de aprendizagem. 

Estudantes da rede municipal participam de plantio pelo programa Escola Verde, que já soma quase 300 novas árvores neste ano

Um vídeo com o resumo das boas práticas desenvolvidas nas escolas municipais de Jundiaí será apresentado na Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima, durante a COP30, no dia 15 de novembro. A participação, representada pela supervisora do Núcleo de Sustentabilidade, Marina Formis de Oliveira, marca o reconhecimento internacional do trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SME), que tem promovido ações inovadoras para integrar a educação climática ao cotidiano escolar e fortalecer o vínculo das crianças com o meio ambiente.

A supervisora do Núcleo de Sustentabilidade da SME, Marina Formis, representa Jundiaí na COP30

Entre as diversas ações desenvolvidas pela SME e que seguem os princípios ESG estão as hortas escolares, que incluem o cultivo e o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) na alimentação e nas práticas pedagógicas, o programa Escola Verde, que já plantou quase 300 mudas de árvores apenas neste ano, o meliponário, projeto com abelhas sem ferrão que ensina sobre polinização, biodiversidade e o poder do coletivo, e o Cardápio Pedagógico, portal do Núcleo de Sustentabilidade que reúne ferramentas, práticas e informações para apoiar educadores e ampliar o alcance das ações de educação ambiental na rede municipal. Os parques naturalizados e os elementos naturais nas áreas externas também aproximam as crianças do meio ambiente e fortalecem o vínculo com a natureza desde a infância.

om o meliponário escolar, as crianças aprendem sobre o papel das abelhas sem ferrão na polinização e na preservação da biodiversidade

Essas iniciativas fazem parte de um conjunto de soluções baseadas na natureza, que tornam Jundiaí mais resiliente às mudanças do clima. A transformação nasce da mobilização coletiva, com escolas e comunidades engajadas em práticas de educação ambiental. “Construímos uma rede de educadores e comunidade, aprendendo de forma sistêmica sobre águas, resíduos, fauna, flora e os ODSs, ampliando repertórios, inspirando professores e socializando boas práticas. No programa Escola da Gente, cultivamos o futuro dos estudantes e dos nossos educadores, despertando consciência, solidariedade e o cuidado que o mundo precisa”, destaca a secretária Priscila Costa.

Também neste ano, a Fábrica das Infâncias Japy sediou duas edições da COPinha Japy – a COP30 das Crianças de Jundiaí, reunindo estudantes do Ensino Fundamental em um espaço de escuta ativa sobre as mudanças climáticas. As reflexões e propostas elaboradas pelos participantes resultaram em um documento coletivo, que integra o movimento das Mini COP’s do Instituto Alana que permiam a agenda da Infância e Educação da COP30.

Na COPinha Japy, estudantes refletiram sobre os impactos das mudanças climáticas e contribuíram com propostas para a carta-manifesto nacional das crianças pelo clima

Atualmente, todas as escolas municipais de Jundiaí são signatárias do Movimento Escolas Pelo Clima, reafirmando o compromisso local com a ação climática. O município também integra a rede internacional Urban95, reconhecida por colocar as crianças no centro das políticas públicas e por incentivar sua participação nas decisões da cidade, como nos conselhos escolares e no Comitê das Crianças.

As ações da Educação em Jundiaí mostram que enfrentar as mudanças climáticas começa com o aprendizado e o cuidado desde a infância. Ao unir conhecimento, participação e sustentabilidade, o município reafirma que cada gesto, dentro e fora da escola, pode transformar o futuro do planeta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
e SME


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/11/14/a-cop30-ja-chegou-a-jundiai-escolas-protagonizam-acoes-em-defesa-do-clima/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original