Com 178 atendimentos, recebimento de embalagens e outros produtos usados na produção rural totalizam 4,1 toneladas
Publicada em 14/11/2025 às 18:54O Programa Campo Limpo, campanha anual de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas e outros itens, teve a sua edição de 2025 realizada nessa quinta-feira (13). Numa realização conjunta das Prefeituras de Jundiaí e de Louveira, a ação contou com o apoio das Associações Agrícolas dos dois Municípios, da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (ADIAESP), Defesa Agropecuária estadual, da empresa EACEA e da Cooperativa Nossa Senhor das Vitórias (NSV), onde a ação foi realizada, no bairro do Corrupira.
Ao longo do dia foram recolhidas 4,1 toneladas de materiais. Desse total, 2,4 toneladas foram de embalagens vazias de plástico rígido (com volumes entre 0,25 a 20 litros), num total de 8,3 mil unidades. Outros 750 kg compuseram o montante com 80 kg de tampas plásticas, 220 kg de papelão e 450 kg de plásticos de outras embalagens. E a 1 tonelada restante ficou completa com plástico agrícola de outros usos, como filme de plástico de estufa, “mulching” de canteiros, fitas de gotejamento e travesseiros de cultivo, destinados ao projeto “Eu plastifico, nós reciclamos”, coordenado pela EACEA.
A ação contabilizou 178 atendimentos, de produtores de Jundiaí e Louveira, além de outros cinco Municípios: Indaiatuba, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Vinhedo e Valinhos.

“Uma novidade desta edição foram os recebimentos de 131 unidades de impróprios líquidos e 57 unidades de impróprios sólidos, uma demanda antiga dos produtores, e que só foi possível atender graças ao apoio da Associação Agrícola, que custeou o transporte específico que esses materiais requerem”, comentou o diretor do Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (SMAAT), Sérgio Pompermaier.
O morador do bairro do Traviú Otávio Condini foi um dos produtores que participaram da ação. De seu sítio, onde produz Uva Niagara Rosada e abacate, trouxe galões e sacos descartáveis de defensivo. “Participo todos os anos, pois além de seguir uma recomendação da Prefeitura, isso nos ajuda a manter o sítio limpo, garante o descarte regular e permite ficarmos em dia com os programas de incentivo. Tudo isso aqui na Cooperativa, muito perto da gente, num processo bastante rápido entre entrega e preenchimento dos recibos”, comentou.
Já o Daniel Morelli é produtor de maracujá doce e trouxe cerca de 50 embalagens. Sua propriedade fica no bairro Rainha, em Louveira, e tem cerca de quatro hectares. “Primeiramente a gente participa pensando na preservação do meio ambiente e, em seguida, vem o cumprimento da lei. Lá no sítio nunca descartamos nada irregularmente. Eu tenho todos os recibos de entregas desde que o programa começou.”

A secretária da SMAAT, Marcela Moro, reforçou a relevância da iniciativa. “Trata-se da importância de conseguirmos reunir, num espaço adequado e bem localizado como a Cooperativa, um número significativo de produtores, em prol do meio ambiente e demonstrando a força do nosso setor Agro. E, desta vez, com a participação da Defesa Agropecuária do estado pela sua ação da campanha de atualização de rebanhos no segundo semestre.”
Em curso até o dia 15 de dezembro, a Campanha é obrigatória para todas as espécies de rebanhos bovinos, bufalinos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, além de colmeias de abelhas e bichos da seda. Além de prestar orientações acerca da campanha, a equipe da Defesa presente também conduziu orientação sobre as ações de educação, vigilância sanitária e prevenção promovidas pela instituição.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
13/11/2025
Espaço Expressa recebe 1ª edição de festival de espumantes neste fim de semana -
10/11/2025
Jundiaí contará com ação presencial da Campanha de Atualização de rebanhos -
09/11/2025
Sabores da Gente encerra o ano com sucesso de público e valorização dos produtores locais -
08/11/2025
Queijaria representa Jundiaí numa das novas Rotas do Queijo de São Paulo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



