Prefeitura de Jundiaí realiza ações de prevenção a enchentes no bairro Novo Horizonte
Publicada em 15/11/2025 às 12:00A Prefeitura de Jundiaí realizou mais uma ação de limpeza e desobstrução do programa “Operação contra Enchentes”. Desta vez os trabalhos foram realizados no bairro Novo Horizonte, com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas de verão. As equipes dos Departamentos de Infraestrutura Urbana e de Zeladoria e Conservação da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP) executaram serviços de limpeza de bocas de lobo, hidrojateamento e desassoreamento de córregos na região.

Os trabalhos se concentraram principalmente ao longo de toda a Estrada Municipal do Varjão, onde foram realizadas intervenções para garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem e ampliar a vazão dos cursos d’água.
De acordo com o secretário interino da SMISP, Jeferson Coimbra, a limpeza das bocas de lobo é essencial para evitar alagamentos e garantir a eficiência da rede de escoamento de água. “A remoção de lixo acumulado impede a obstrução do fluxo da água da chuva, permitindo o bom funcionamento do sistema de drenagem e reduzindo os riscos de enchentes”, destacou Jeferson.
O desassoreamento também é uma das principais ações preventivas. “Esse serviço tem como objetivo retirar os resíduos acumulados no fundo dos córregos. O desassoreamento do leito dos canais permite uma melhor circulação da água e aumenta a capacidade de vazão até o rio Jundiaí”, explicou o secretário.



Desde o início do ano, a Prefeitura de Jundiaí vem intensificando as ações de limpeza e manutenção do sistema de drenagem em todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
07/08/2026
Jundiaí amplia ação para organizar fiação aérea e reforçar segurança nos postes da cidade -
07/08/2026
Praça Ayrton Senna, na Vila Guarani, recebe revitalização e homenagem ao tricampeão -
07/08/2026
Parques municipais de Jundiaí estarão fechados preventivamente nesta sexta-feira (7) devido à previsão de ventos fortes -
07/08/2026
Trabalho do Núcleo de Ordem Urbana, da Prefeitura de Jundiaí, entra em nova fase e vai intensificar a fiscalização em ferros-velhos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



