Cia. Jovem de Dança faz a estreia da coreografia ‘Oroboro’ na abertura do ‘Vitrine da Dança’ 2025
Publicada em 17/11/2025 às 14:00A Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT) realiza, na sexta-feira (21), às 19h30, a abertura do Vitrine da Dança 2025, no Teatro Polytheama. O espetáculo contará com a participação especial da Cia. Jovem de Dança, que fará a sua estreia da coreografia “Oroboro”.
“Oroboro” é uma abordagem artística de aspectos da existência humana, como presença e ausência. O palíndromo – palavra que pode ser lida de forma igual de trás para frente – tem origem grega e é simbolizada por uma serpente que morde a própria cauda. De forma semelhante, a obra de Alex Soares e Paula Zonzini trata de algo cíclico, sem começo e sem fim, como a vida – que cria aproximações entre duas etapas distanciadas no tempo, a infância e a velhice, e interpretada por seis bailarinos do corpo artísticos municipal ligado à SMCULT.
A obra foi também vencedora, em 2018, do renomado prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na categoria Melhor Espetáculo de Dança.

A Cia. Jovem de Dança tem a direção artística de Alex Soares, que, nesta obra, assina também a direção e coreografia. “Oroboro” tem também na direção de Paula Zonzini, responsável ainda pela preparação do elenco. A trilha sonora é de Célio Barros, o desenho de luz é de Rossana Boccia e os figurinos de Cassiano Grandi. A obra tem 55 minutos de duração, sem intervalo.
Os ingressos gratuitos para a estreia de “Oroboro” ficarão disponíveis na quinta-feira (20), a partir das 10h30 na internet, por meio da plataforma Sympla; e a partir das 13h nas bilheterias e totens eletrônicos do Teatro Polyteama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) e do Centro das Artes (rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro). Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.
Vitrine da Dança
O “Vitrine da Dança” é uma iniciativa da SMCULT que reúne, no palco do Teatro Polytheama, os espetáculos de final de ano das academias, clubes e escolas de Dança sediadas no Município. A seleção, por meio de edital, contemplou este ano 19 apresentações, realizadas entre os meses de novembro e dezembro.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
21/07/2026
Copa CEU das Artes encerra projeto ‘Férias no CEU’ com esporte, cultura e integração -
20/07/2026
Companhia de Teatro de Jundiaí abre inscrições para nova edição do projeto Leituras Encenadas -
16/07/2026
Feira de Artes Plásticas e Antiguidades movimenta a Praça da Matriz neste domingo (19) -
16/07/2026
Biblioteca Nelson Foot convida público a criar animações com Mina Leão e Marco A. Cortez em oficina gratuita
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

