Prefeitura de Jundiaí apresenta Carta Geotécnica e Plano Municipal de Redução de Riscos
Publicada em 29/11/2025 às 14:00A Prefeitura de Jundiaí apresentou oficialmente a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização e do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Os documentos foram elaborados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e representam avanços no planejamento urbano, na prevenção de desastres naturais e na segurança da população.
Participaram do encontro representantes da Defesa Civil, secretarias municipais, DAE Jundiaí, Corpo de Bombeiros e membros do Poder Legislativo.

O prefeito Gustavo Martinelli destacou a relevância do trabalho e o pioneirismo de Jundiaí. “Jundiaí é uma das poucas cidades do Brasil a contar com uma Carta Geotécnica e com um Plano Municipal de Redução de Riscos. Esses documentos reúnem estudos sobre o território e dão segurança para planejar o crescimento da cidade com responsabilidade, priorizando a vida das pessoas”, afirmou.
Carta Geotécnica e PMRR
A Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização é um mapa técnico que divide o território em unidades geotécnicas, indicando suas características e limitações. Já o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) é uma análise detalhada de áreas previamente indicadas pela Prefeitura e pela Defesa Civil, classificando graus de risco – alto, muito alto, médio e propondo medidas e obras para mitigação.
“Com essas informações, o município tem uma visão completa da sua aptidão à urbanização e pode agir de forma técnica, prevenindo desastres e garantindo a segurança da população”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez.


O estudo realizado pelos técnicos do ITP servirá de base para trabalhos intersetoriais, permitindo que diferentes secretarias planejem ações para a mitigação de risco de forma conjunta.
“Com o mapeamento preciso, conseguimos planejar ações preventivas e definir quais equipamentos e recursos serão necessários para atendimento, acolhimento e eventual realocação. É um instrumento essencial para proteger vidas e reduzir danos em situações de emergência”, afirmou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca.
“O conjunto de produtos entregues oferece um norte técnico para o futuro da cidade. Jundiaí passa a contar com um instrumento robusto de gestão territorial, fundamental para orientar o crescimento urbano e reduzir riscos à população”, explicou o pesquisador do IPT e coordenador dos estudos, Omar Yazbek Bitar.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
10/12/2025
Defesa Civil de Jundiaí orienta população sobre como agir em caso de ventos fortes -
08/12/2025
Casa da Família é inaugurada e reforça rede de proteção social nas emergências climáticas em Jundiaí -
06/12/2025
Jundiaí recebe Certificado de Resiliência do Governo do Estado por ações de prevenção a desastres -
03/12/2025
Jundiaí reforça ações e inicia ‘Operação Chuvas de Verão’ até março
Baixe as fotos desta notícia na resolução original


