Jundiaí Feito à Mão leva criações natalinas de artesãos ao Centro e a novo espaço do programa
Publicada em 17/12/2025 às 16:00Neste Natal, quem busca presentes personalizados, cheios de estilo, arte e significado encontra no programa Jundiaí Feito à Mão uma opção especial. A iniciativa ganha destaque com uma série de ações que valorizam o trabalho artesanal local e ampliam as opções de presentes criativos para a população. Peças exclusivas com temática natalina, produzidas por artesãos da cidade, estão expostas em diferentes pontos estratégicos, acompanhando o horário estendido do comércio e a programação do Natal Luz, fortalecendo a economia criativa e incentivando o consumo consciente.
“O artesanato é uma expressão da identidade cultural de Jundiaí e tem um papel cada vez mais relevante no fortalecimento do turismo local. Quando o visitante encontra produtos autênticos, feitos por pessoas da cidade, ele vivencia uma experiência mais próxima, humana e memorável. O Jundiaí Feito à Mão mostra como a criatividade e o talento dos nossos artesãos contribuem para movimentar a economia criativa e tornar o Natal ainda mais especial para moradores e turistas”, afirma a diretora de Turismo da SMAAT, Miriam Oliveira.
No Centro da cidade, os estandes do Jundiaí Feito à Mão funcionam de segunda a sexta: das 9h às 22h e aos Sábados: das 9h às 18h, permitindo que moradores e visitantes conheçam e adquiram produtos como enfeites de Natal, presépios, guirlandas, itens decorativos, peças em crochê e bordado, acessórios, artigos em madeira, couro e muito mais — todos feitos à mão, com identidade local e cuidado em cada detalhe.

A programação natalina do Jundiaí Feito à Mão inclui ainda a Exposição de Presépios, com peças produzidas por artesãos e artesãs do programa. A mostra vai até o dia 6 de janeiro de 2026, de segunda a sexta: das 10h às 21h, aos sábados: das 10h às 17h e aos domingos: das 9h às 14h, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, reforçando a tradição natalina sob diferentes olhares artísticos.
Outro importante ponto de visitação é o recém-inaugurado Espaço Jundiaí Feito à Mão, localizado na Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, 655, no Anhangabaú. Concebido para oferecer conforto, acessibilidade e melhor experiência ao público, o local conta com estacionamento próprio e reúne uma curadoria diversificada de trabalhos artesanais. O espaço funciona de quarta a domingo, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, consolidando-se como mais um ponto permanente de valorização da economia criativa da cidade.



Para a coordenadora do programa, Edilene Leone, o Natal é um momento estratégico para fortalecer o vínculo entre artesãos e a população. “O Natal desperta emoções e memórias, e isso se reflete diretamente no trabalho dos nossos artesãos. Cada peça carrega história, afeto e identidade. Ao escolher um produto do Jundiaí Feito à Mão, a pessoa não leva apenas um presente, mas também contribui para valorizar o talento local e fortalecer a economia criativa da cidade”, destaca.
Atualmente, o programa Jundiaí Feito à Mão conta com 293 artesãos cadastrados, que encontram no Natal uma oportunidade especial de apresentar produtos temáticos desenvolvidos exclusivamente para este período do ano, unindo tradição, criatividade e geração de renda.
Com essa programação diversificada, o Jundiaí Feito à Mão reafirma o compromisso da Prefeitura de Jundiaí em incentivar o artesanato, promover o turismo criativo e fortalecer a renda dos artesãos, especialmente em um dos períodos mais simbólicos do ano.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
15/12/2025
Parada Natalina emociona moradores do Vetor Oeste e leva arte e encanto ao Jardim Novo Horizonte -
05/12/2025
Prefeitura inaugura Espaço Jundiaí Feito à Mão e amplia visibilidade do artesanato local -
03/12/2025
Artesãos do ‘Jundiaí Feito à Mão’ ganham espaço permanente para venda de produtos no Anhangabaú -
01/12/2025
Jundiaí Feito à Mão inicia programação especial de Natal com feiras e exposição de presépios
Baixe as fotos desta notícia na resolução original




