Muito além das uvas: empreendedores impulsionam a Festa da Uva com identidade da ‘terrinha’ e geração de renda
Publicada em 27/01/2026 às 14:00Entre um estande e outro, em meio ao aroma das comidas típicas e ao som das atrações musicais, é impossível não se encantar com a variedade de produtos expostos na 41ª Festa da Uva e 12º Expo Vinhos. Das peças artesanais aos itens produtos em pequena escala, o evento também se transforma em vitrine para o empreendedorismo local, revelando histórias de dedicação, criatividade e superação por trás de cada banca montada.
O evento conta com a presença em peso do Programa Jundiaí Feito a Mão, criado pela Diretoria de Turismo com o objetivo de fomentar a atividade artesanal e valorizar a cultura material do município. Dos mais de 200 artesãos cadastrados para participar dos eventos itinerantes, Meire Maion é um dos 48 expositores presentes na festa, mostrando ao público aquilo que mais ama fazer: acessórios e artigos místicos com cristais de proteção e materiais naturais. “Existe uma procura cada vez maior por essa conexão com a natureza, e aqui sai de tudo, desde colares e pulseiras até filtros dos sonhos”, conta ela, que relata vender cerca de 90 peças por dia.

Vera Cosin encontrou na sustentabilidade uma forma de empreender, reutilizando jeans que seriam descartados no lixo para confeccionar produtos como bolsas, doleiras e jogos americanos. “O jeans é um grande poluidor ambiental, e aqui conseguimos fazer, deles, peças úteis para o dia a dia. A Festa da Uva é a nossa propaganda, porque recebemos todo tipo de público.”
No Galpão Criativo, ao lado da praça de alimentação, outros estandes reúnem produtos feitos por expositores locais. A artesã Cilene Rios aposta no segmento pet, com roupinhas, tapetes e acessórios para cães e gatos, somando mais de 100 itens vendidos por dia. “Nossos bichinhos fazem parte da família, e só aumentamos as vendas a cada ano”, diz, exibindo um de seus “xodós”: um vestidinho com estampa de uva.
Unindo tecnologia e arte, o casal Cristina Soares e Marcos Roberto Moreira é dono das mãos por trás das peças coloridas feitas com impressora 3D. Com produtos a partir de apenas R$ 6, o estande atrai olhares curiosos especialmente das crianças e jovens. “Eles adoram os bichos e personagens de desenho, que também fazemos por encomenda no tamanho e formato desejado. O sucesso é tanto que em um único dia quase vendemos todo o estoque.”



Para o prefeito Gustavo Martinelli, apoiar os empreendedores locais nesta edição que é a maior Festa da Uva já realizada, é uma estratégia não somente de desenvolvimento econômico, mas também social. “Eventos como esse criam oportunidades de geração de renda, visibilidade para pequenos negócios e fortalecimento da economia do município. Ao mesmo tempo, valorizamos a cultura local, porque cada produto exposto aqui carrega a identidade da nossa gente”, salientou.
A 41ª Festa da Uva e 12º Expo Vinhos segue até 8 de fevereiro, às sextas-feiras, das 18h às 22h, e sábados e domingos, das 10h às 22h, com entrada gratuita.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
20/01/2026
Inscrições para vagas remanescentes da 8ª FENS seguem abertas até 26 de janeiro -
16/01/2026
Unindo lazer, cultura e cuidado com a saúde, Festa da Uva terá ambulatório e posto de vacinação para os visitantes -
09/01/2026
Prefeitura de Jundiaí abre inscrições para vagas remanescentes da 8ª edição da FENS -
06/01/2026
41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos de Jundiaí contarão com a presença do Procon Móvel
Baixe as fotos desta notícia na resolução original




