Prefeitura realiza alterações viárias no Jardim Alice para melhorar fluidez e segurança
Publicada em 16/02/2026 às 12:00A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT), está realizando alterações viárias no loteamento Jardim Alice, no bairro Medeiros, com conclusão prevista para terça-feira (17). O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança de motoristas, motociclistas e pedestres.

Como parte das intervenções, as ruas Engenheiro Hélio José Scaranari e Jacinto Zequim passarão a operar em sentidos opostos e únicos. Isso criará uma circulação em formato rotatório para facilitar o acesso e a saída do bairro, além de contribuir para a distribuição equilibrada do tráfego.
Os veículos trafegarão pela Rua Engenheiro Hélio José Scaranari no fluxo orientado da Av. Reynaldo Porcari para a Rua Maria Tereza Ferreira Rebello, representando o acesso principal ao bairro. Já a Rua Jacinto Zequim terá sentido contrário no trecho compreendido entre a bifurcação com a Rua Engenheiro Hélio José Scaranari e o cruzamento com as Ruas Engenheiro Hélio José Scaranari e Hélio Carlota. A partir daí, a via permanecerá com mão dupla de direção, configurando a saída do bairro.

“As mudanças feitas no loteamento Jardim Alice vão reduzir os conflitos de tráfego e organizar o fluxo viário na região”, disse Renato Rosa, diretor do Departamento de Engenharia de Mobilidade da SMMT.
Após as alterações, o local será monitorado pela equipe técnica da Secretaria, que avaliará os resultados e, se necessário, promoverá ajustes que garantam a melhor condição de deslocamento nas vias. A SMMT pede atenção redobrada aos motoristas que trafegam pela região, especialmente nos primeiros dias após a implantação da nova sinalização. “Com essa ação, a Prefeitura de Jundiaí reforça seu compromisso com uma mobilidade urbana mais segura, eficiente e planejada, priorizando soluções baseadas em estudos técnicos e nas necessidades reais da população”, finalizou a secretária de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, Ana Paula de Almeida.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
30/09/2026
Jundiaí amplia uso de tecnologia para monitoramento do trânsito em tempo real -
29/09/2026
Rua Pedro Nano, no Jardim Pacaembu, terá sentido único a partir desta quarta-feira (30) -
28/09/2026
Transporte coletivo terá gratuidade e horários especiais no domingo (4) -
22/09/2026
Ação ‘Sentindo na Pele’ promove conscientização sobre inclusão e segurança no trânsito no Terminal Vila Arens
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

