Jundiaí marca presença em encontro de prefeitos e amplia articulação sobre o futuro dos municípios

Publicada em 25/06/2026 às 14:48

Em um cenário de transformações que exigem planejamento, articulação e capacidade técnica por parte das administrações municipais, a participação em fóruns de debate e construção coletiva ganha papel cada vez mais estratégico.

Nesta quarta-feira (24), Jundiaí esteve representada em Campinas no encontro da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que reuniu lideranças de diferentes regiões do país para discutir pautas prioritárias para o futuro das cidades. Representaram o município o prefeito Gustavo Martinelli, também presidente da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), e o secretário de Finanças, Lucas Lusvarghi.

Prefeito Gustavo Martinelli discursa na mesa de abertura do encontro

“Jundiaí está localizada entre São Paulo e Campinas, em uma região estratégica para o desenvolvimento econômico do Estado. Nossa Região Metropolitana reúne aproximadamente um milhão de habitantes, possui forte vocação logística, industrial, tecnológica e de serviços, e acompanha com atenção todas as transformações que impactam a capacidade dos municípios de investir e prestar serviços à população”, disse o prefeito.

Além de Campinas, cidade anfitriã, participaram do encontro representantes de municípios como São Paulo, Santo André, Piracicaba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Uberlândia e Porto Alegre, entre outros.

Representantes debatem temas relevantes para os municípios
Prefeito Gustavo Martinelli e lideranças

Ao longo da programação, os gestores debateram temas com impacto direto na gestão e no planejamento das cidades, como os desdobramentos da Reforma Tributária para os municípios, a regulamentação do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e propostas voltadas ao financiamento e à sustentabilidade do transporte público coletivo. A agenda também incluiu discussões sobre mobilidade urbana, segurança jurídica e mecanismos de fortalecimento da capacidade administrativa das prefeituras diante dos desafios dos próximos anos.

“Jundiaí exerce um papel de liderança na nossa região, e tudo o que acontece nos municípios vizinhos também repercute na cidade, tanto no campo das políticas públicas quanto na arrecadação. Temos trabalhado para fortalecer a economia local e, por isso, estamos sempre abertos ao diálogo e à troca de experiências com outras administrações”, pontuou Lucas Lusvarghi.

Lucas Lusvarghi, secretário de Finanças de Jundiaí, como moderador de debate

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2026/06/25/jundiai-marca-presenca-em-encontro-de-prefeitos-e-amplia-articulacao-sobre-o-futuro-dos-municipios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original