Mês do Patrimônio Histórico: Caminhadas Mediadas leva público a conhecer a história industrial de Jundiaí neste sábado (1º)
Publicada em 29/07/2026 às 14:01História, arquitetura e memória estarão reunidas em mais uma edição das Caminhadas Mediadas, que acontece neste sábado (1º), dentro da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural. Com o roteiro “Vila Arens e a Industrialização”, a atividade gratuita, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), levará os participantes a conhecerem os principais marcos do desenvolvimento industrial do município.

Com duração de aproximadamente três horas, a caminhada terá início às 9h. O ponto de encontro será na Estação Ferroviária de Jundiaí (Praça Mauá, S/n Centro – Vila Municipal), de onde o grupo seguirá a pé até a Vila Arens, passando por imóveis históricos que ajudam a contar a transformação econômica e social de Jundiaí. A atividade integra o Programa de Educação Patrimonial da Secretaria Municipal de Cultura.
O percurso inclui visitas à Estação Ferroviária de Jundiaí, à antiga Fábrica de Tecidos Japy, ao conjunto Arens Irmãos e Vila Santa Rosa, ao antigo complexo Rappa, Milani & Cia., à Sociedade Argos Industrial e à Vila Argos Nova. Ao longo do trajeto, os participantes terão a oportunidade de conhecer curiosidades e fatos históricos sobre a industrialização da cidade e sua relação com a formação dos bairros e da identidade local.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia pela Agenda Cultural. No formulário, basta selecionar a opção “Vila Arens e a Industrialização” entre as caminhadas disponíveis.
A atividade abre a programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural, que segue durante todo o mês de agosto com uma agenda diversificada de ações gratuitas, como palestras, apresentações culturais, rodas de conversa, intervenções artísticas, simpósio e festivais, valorizando a memória, a história e os bens culturais de Jundiaí.
Serviço
Caminhadas Mediadas – Vila Arens e a Industrialização
Data: 1º de agosto
Horário: 9h às 12h
Ponto de encontro: Estação Ferroviária de Jundiaí (Praça Mauá, S/n Centro – Vila Municipal)
Atividade gratuita, com inscrição prévia.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
18/08/2026
Espaço Expressa recebe oficina do Ponto MIS sobre adaptação de livros para o cinema -
18/08/2026
Jundiaí oferece oficinas para orientar artistas sobre editais da PNAB e Cultura Viva -
17/08/2026
Arte, antiguidades e economia criativa movimentam a Praça da Matriz no dia 23 -
17/08/2026
Dia Nacional do Patrimônio Histórico: Jundiaí preserva memórias, tradições e sua identidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

