No Dia da Juventude, Jundiaí reúne estudantes para ouvir e construir ideias para o futuro da cidade
Publicada em 12/08/2026 às 13:02Se tem uma coisa que combina com juventude é ter voz, trocar ideias e participar das decisões que ajudam a construir o futuro. E foi exatamente esse o clima do Grêmi.Ação, realizado nesta quarta-feira (12), na TVTEC Jundiaí, dentro da programação do Mês da Juventude. No Dia Internacional da Juventude, representantes de nove escolas estaduais se reuniram para conversar, propor ideias e contribuir com a revisão do Plano Municipal da Juventude.
A segunda edição do Grêmi.Ação reuniu quase 100 jovens em uma manhã de diálogo e participação. A proposta é fortalecer os grêmios estudantis como espaços de representação e incentivar os estudantes a participarem ativamente da construção de políticas públicas para a juventude.

O encontro também colocou em prática uma das propostas do Plano Municipal da Juventude (2024/2034): ampliar os espaços de participação, escuta e diálogo com os jovens, fortalecendo grêmios, conselhos e fóruns como instrumentos de representação e formação cidadã.
Para a Dirigente Regional de Ensino da Região de Jundiaí, Valdete Ramos de Oliveira Melo, criar espaços de escuta é fundamental para que os jovens possam participar efetivamente da construção da cidade. “Antes de formarmos um pensamento, precisamos ter espaço de fala. É muito importante estarmos aqui fortalecendo a voz dos nossos jovens e criando oportunidades para que eles possam pensar sobre a escola, sobre a cidade e sobre o futuro que querem construir.”
O prefeito Gustavo Martinelli também compartilhou uma experiência pessoal com os estudantes. Contou que participou de grêmios estudantis quando era jovem e que essa vivência contribuiu para sua aproximação com a política. Para ele, a participação dos jovens é essencial para que as políticas públicas sejam construídas a partir de quem vive essa realidade. “Eu também participei de grêmio estudantil quando era jovem, e por isso, sei a importância de ouvir os jovens e criar oportunidades para que eles possam participar das decisões. O Plano Municipal da Juventude precisa ter a cara de quem vive a realidade da cidade, e ninguém melhor do que vocês para dizer o que é preciso.”


A assessora de Políticas Públicas para a Juventude, Letícia Branco, destaca que: “Quando a gente fala em política pública para a juventude, a primeira coisa que precisamos fazer é ouvir os próprios jovens. Eles conhecem os desafios, têm ideias e conseguem apontar caminhos que muitas vezes não enxergamos de fora. O Grêmi.Ação é justamente esse espaço de troca, em que a juventude deixa de ser apenas público das políticas e passa a ser parte ativa da construção delas.”
O projeto integra a programação do Mês da Juventude 2026, organizado pelo Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí. Ao longo de agosto, dezenas de atividades estão sendo realizadas em diferentes regiões da cidade, com ações de formação, empregabilidade, saúde, cultura, esporte, cidadania e participação social.
A programação segue durante todo o mês com atividades para diferentes públicos e interesses.
Quer saber o que ainda vem por aí? A programação completa do Mês da Juventude pode ser consultada no site da Prefeitura de Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
09/08/2026
Primeira semana do Mês da Juventude mobiliza centenas de jovens com ações de formação, cidadania e protagonismo em Jundiaí -
08/08/2026
Feira de Profissões Itinerante chega ao Almerinda Chaves com oportunidades de estudo, qualificação e mercado de trabalho -
29/07/2026
Feira de Profissões Itinerante abre o Mês da Juventude em novo local neste sábado (1º) -
22/07/2026
Feira de Profissões Itinerante abre programação do 1º Mês da Juventude de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original




