Fé, emoção e tradição marcam celebração de Nossa Senhora do Desterro em Jundiaí

Publicada em 15/08/2026 às 13:23

Milhares de pessoas estiveram no Centro de Jundiaí neste sábado (15) para celebrar o dia de Nossa Senhora do Desterro, padroeira da cidade. Neste ano, a tradicional missa foi realizada em frente à Catedral de Jundiaí, em formato campal, reunindo os fiéis na Praça Governador Pedro de Toledo.

A celebração uniu tradição, emoção e história e também marcou a abertura oficial do Ano Jubilar da Diocese de Jundiaí, que celebra 60 anos de criação.

Presidida pelo bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, a celebração reuniu famílias, religiosos e moradores de diferentes locais de Jundiaí e de cidades da região. Entre os presentes também estiveram autoridades dos 11 municípios que integram a Diocese de Jundiaí.

A celebração também contou com a presença do prefeito Gustavo Martinelli, que ressaltou a importância da atuação da Diocese e das comunidades religiosas na vida da cidade, especialmente por meio das pastorais e das ações sociais desenvolvidas ao longo dos anos.

“A Diocese realiza um trabalho essencial aqui na cidade. As pastorais, as igrejas, a Pastoral da Saúde, da Criança e tantas outras iniciativas contribuem muito com Jundiaí. É uma alegria estar aqui em homenagem à padroeira de Jundiaí, em um momento de fé, junto com a comunidade”, afirmou.

Emoção dos fiéis
Após a missa, os fiéis participaram da tradicional procissão pelas ruas do Centro, passando pelas ruas Barão de Jundiaí, São Bento e do Rosário, levando a imagem de Nossa Senhora do Desterro em um momento de oração, devoção e emoção.

Para Elisângela Pelegrinelli, moradora do Parque Centenário, a Festa da Padroeira representa um compromisso pessoal de fé. Ela contou que passou por uma cirurgia de amputação justamente no dia da padroeira e fez uma promessa.

“Eu prometi que não faltaria a essa missa se conseguisse continuar tendo uma vida normal. E, graças a Deus, tenho continuado. É muita alegria e muita satisfação pelo jubileu da Diocese. A festa da padroeira é um marco do nosso ano. A gente não falta. É muito emocionante”, contou.

Morador da Vila Progresso, o cozinheiro Fabrício Oliveira Souza também participou da celebração. “É uma data que nos emociona e nos aproxima mais da família. É um momento de união e de lembrar a importância de frequentar a igreja e estar junto das pessoas”.

60 anos de história e fé
A celebração deste sábado teve ainda um significado especial para toda a região com a abertura oficial do Jubileu de Diamante da Diocese de Jundiaí. Criada em 1966, a Diocese completa 60 anos de história e reúne atualmente 11 municípios.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2026/08/15/fe-emocao-e-tradicao-marcam-celebracao-de-nossa-senhora-do-desterro-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original