Jundiaí terá mudança no tempo a partir de sábado, com chuva, vento e queda de temperatura no domingo
Publicada em 02/09/2026 às 16:00Jundiaí terá dias de tempo firme e temperaturas em elevação até sexta-feira (4), mas a previsão aponta uma mudança significativa nas condições meteorológicas a partir de sábado (5). A passagem de uma frente fria pelo Estado de São Paulo deve favorecer o retorno das chuvas e, no domingo (6), a cidade poderá ter tempo fechado, chuva, queda acentuada das temperaturas e rajadas de vento.
Nesta quinta (3) e na sexta-feira (4), o tempo deve permanecer firme, com predomínio de sol entre algumas nuvens e sensação de abafamento. A umidade do ar tende a cair durante as tardes, especialmente no interior paulista. Por isso, a recomendação é manter a hidratação, principalmente durante os períodos mais quentes do dia, e evitar atividades que possam contribuir para o aumento de focos de queimadas.

Chuva retorna no sábado
A mudança começa no sábado (5), quando a aproximação e passagem de uma frente fria aumenta o potencial para pancadas de chuva em Jundiaí. As precipitações podem ocorrer principalmente à tarde e à noite e vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.
O cenário exige atenção principalmente durante os períodos de chuva mais intensa, já que a atuação da frente fria poderá provocar volumes elevados de precipitação em diferentes regiões do Estado de São Paulo.
Domingo será mais frio
No domingo (6), a frente fria deve manter o tempo fechado e chuvoso em Jundiaí. A temperatura cai de forma significativa, com máxima prevista entre 16°C e 17°C.
Também há previsão de rajadas de vento que podem chegar a aproximadamente 47 km/h na cidade, especialmente durante os períodos de maior instabilidade.
A Defesa Civil alerta que, em situações de chuva forte e vento, podem ocorrer transtornos como alagamentos, quedas de árvores e interrupções pontuais. A orientação é evitar permanecer em áreas sujeitas a alagamentos e não se abrigar sob árvores durante tempestades.
A população também deve ter atenção redobrada durante deslocamentos, principalmente em momentos de chuva intensa, devido à redução da visibilidade e às condições das vias.
Previsão para o início da próxima semana
A instabilidade associada à frente fria deve continuar influenciando o tempo no Estado de São Paulo na segunda-feira (7), mantendo a possibilidade de chuva em diferentes regiões.
A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e os avisos oficiais, especialmente durante o fim de semana, quando estão previstas as condições meteorológicas mais adversas.
Emergência:
Defesa Civil: 199;
Corpo de Bombeiros: 193;
Guarda Municipal: 153 ou (11) 4492-9060 — também pelo aplicativo 153 Jundiaí;
Polícia Militar: 190.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
28/08/2026
Defesa Civil alerta para onda de calor e baixa umidade em Jundiaí a partir desta sexta-feira (28) -
22/08/2026
Operação Estiagem capacita população para prevenção e combate a incêndios; próxima oficina será dia 27 -
18/08/2026
Defesa Civil de Jundiaí alerta para baixa umidade do ar e orienta cuidados com a saúde -
13/08/2026
Defesa Civil alerta para onda de calor, baixa umidade e risco de queimadas em Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
