‘Operação contra Enchentes’: Jundiaí já realizou mais de 6 mil limpezas de bocas de lobo antes das chuvas de verão
Publicada em 11/09/2026 às 08:32A Prefeitura de Jundiaí tem reforçado a manutenção do sistema de drenagem em todas as regiões da cidade. De janeiro a agosto de 2026, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP) realizaram 6.059 limpezas de bocas de lobo e 1.446 ações de desobstrução por hidrojateamento.



As ações do programa ‘Operação contra Enchentes’ são realizadas pelas equipes dos departamentos de Zeladoria e Conservação e de Infraestrutura Urbana, que atuam em diferentes pontos da cidade.
“A limpeza das bocas de lobo é um trabalho essencial de prevenção. Já ultrapassamos 6 mil pontos atendidos somente neste ano, e esse serviço é realizado de forma contínua para que o sistema de drenagem esteja sempre preparado para receber as águas das chuvas mais intensas”, explicou o secretário da SMISP, Jeferson Coimbra.
Desassoreamento: Córregos e rios também recebem manutenção
As ações do programa ‘Operação contra Enchentes’ também incluem a manutenção de canaletas, raspagem, roçada e desassoreamento de córregos e rios. No Córrego do Mato, na Avenida Nove de Julho, as equipes iniciaram os serviços com a limpeza, raspagem e roçada. Após essa etapa, será realizado o desassoreamento.


Manutenção em todas as regiões
Além dos serviços do ‘Operação contra Enchentes’, a Prefeitura mantém as equipes do programa ‘Quem Ama, Cuida’ em diferentes pontos da cidade, com intervenções voltadas à conservação e manutenção das áreas verdes públicas. Os trabalhos incluem poda, roçagem, limpeza e raspagem.
Outro programa permanente que contribui para a limpeza urbana é o Cata-Treco, realizado pelas equipes do Departamento de Limpeza Pública (LIMPUB). O serviço percorre os bairros e faz o recolhimento de materiais recicláveis. A iniciativa contribui para evitar o descarte irregular de resíduos nas ruas e áreas públicas, ajudando também a impedir que esses materiais sejam levados pela chuva e acabem obstruindo bocas de lobo e galerias pluviais.
Para acompanhar o dia do serviço Cata-Treco no seu bairro, acesse [aqui]



Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação PMJ
-
09/09/2026
Investimentos em Saúde, Educação, Esporte e Lazer e Assistência Social. Jundiaí amplia infraestrutura e garante mais qualidade de vida para a população -
08/09/2026
Jundiaí amplia ações em áreas verdes e reforça qualidade de vida da população -
05/09/2026
Jundiaí amplia iluminação em LED com 430 novas lâmpadas em toda extensão da Rodovia Vereador Geraldo Dias -
04/09/2026
Rua Fulvio Marani, na Ponte São João, terá faixa de rolamento ampliada para melhorar circulação; via será interditada neste sábado (5)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original







