Centros esportivos recebem novos cuidados em quadras de areia e áreas de lazer
Publicada em 29/09/2026 às 13:24Quadras de areia e parquinhos dos centros esportivos de Jundiaí estão recebendo um novo trabalho de manutenção para deixar os espaços mais seguros e adequados para a prática de atividades físicas e de lazer. A ação é realizada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), e será ampliada gradualmente para diferentes regiões da cidade.
Para reforçar o serviço, a Prefeitura adquiriu duas máquinas descompactadoras de areia. Os equipamentos ajudam a revolver e nivelar a superfície, evitando que a areia fique excessivamente compactada com o uso frequente. O resultado é um piso mais adequado para a prática esportiva e também mais confortável e seguro para as crianças que utilizam os parquinhos.
O trabalho é realizado pelas equipes da SMEL e começou pelo CECE José Brenna – Sororoca, que conta com uma das maiores áreas de areia entre os equipamentos esportivos do município e recebe grande movimento de usuários, especialmente nos finais de semana e no período noturno.
As equipes também já passaram pelos Centros Esportivos Benedito de Lima, no Retiro, e Aramis Polli, na Vila Hortolândia. Os trabalhos também foram iniciados no CECE Dr. Romão de Souza, na Colônia.
A manutenção seguirá um cronograma periódico para atender gradualmente os demais espaços públicos. Nos locais em que houver necessidade, além da descompactação, também será feita a reposição de areia nas quadras e nos parquinhos.


Melhorias nos centros esportivos
O trabalho faz parte de um conjunto de ações para melhorar a estrutura e as condições de uso dos equipamentos esportivos de Jundiaí, utilizados diariamente em atividades, programas, eventos e também nos horários disponibilizados para a população.
Além da manutenção das áreas de areia, os gramados de 16 dos 20 centros esportivos recebem manutenção periódica desde abril. A Prefeitura também mantém obras importantes em andamento, como a construção da piscina adaptada semiolímpica e as melhorias no Ginásio Anexo do Bolão, além da reforma do CECE Dr. Romão de Souza.
As ações buscam manter os espaços públicos preparados para receber crianças, jovens, adultos e idosos, ampliando as condições para a prática esportiva, o lazer e a convivência nos bairros.
“Esta revitalização devolve às quadras as características adequadas para a prática de modalidades como vôlei de praia, futebol, futevôlei e beach tennis, além de contribuir para a prevenção de lesões e melhorar a drenagem da água da chuva. Sem a descompactação adequada, os espaços ficavam mais suscetíveis a alagamentos e, após períodos de chuvas intensas, não podiam ser utilizados com segurança pelos munícipes”, afirmou a secretária de Esporte e Lazer de Jundiaí, Rita Orsi.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
28/09/2026
Nova piscina adaptada do Bolão entra na reta final das obras -
27/09/2026
Abertas as inscrições para vagas remanescentes do Conselho Municipal de Esporte e Lazer -
27/09/2026
Transformação do Centro aproxima famílias e fortalece relação dos moradores com a região -
26/09/2026
Abertura dos Jogos +60 reúne centenas de atletas e celebra o esporte, a saúde e a convivência
Baixe as fotos desta notícia na resolução original


