Prefeitura acompanha feirantes da cidade a Curitiba
Publicada em 02/10/2014 às 18:51O projeto de transformação do sistema de feiras livres e varejões para a cidade motivou a visita de uma delegação de feirantes a Curitiba (PR), na qual foram convidados também representantes da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo de Jundiaí. O roteiro incluiu diversos programas realizados na capital paranaense e também um intercâmbio de legislação entre os dois governos.
“Temos como uma das metas do governo Pedro Bigardi essa transformação do setor, modernizando e valorizando nosso abastecimento. A visita mostrou que a qualidade de nossos varejões noturnos, por exemplo, está muito bem garantida pelo empenho de seus permissionários. Mas existem outras experiências diferentes que podem ser aproveitadas”, comentou o secretário Marcos Brunholi.
LEIA TAMBÉM
Agricultura divulga calendário da Pesca Econômica
Turismo de Jundiaí mostra tendência de crescimento
De acordo com a feirante Maria da Conceição (Maria do Queijo), o grupo que contou com 14 participantes organizou a visita tendo em foco a simplificação de burocracias do setor e também algumas boas ideias implementadas naquela cidade. Atualmente Jundiaí conta com 130 permissionários cadastrados para as feiras livres e 148 permissionários para os varejões. Mas no setor de abastecimento a Prefeitura trabalha ainda com outros programas como o produtor na praça, a feira orgânica, a pesca econômica e ainda o circuito das frutas nos terminais.
Realizada entre segunda-feira (29) e quarta-feira (1º), a visita contou também com o diretor Edilson Chrispim e a técnica Thaís Carolina Oliveira. Além das feiras livres (chamadas de volantes) e varejões noturnos (chamados de feiras noturnas), Curitiba tem iniciativas como por exemplo o ‘Sacolão da Família’ que cede espaço a um permissionário que assume o compromisso de comercializar uma lista de produtos ao preço fixo de R$ 1,59.
De acordo com Chrispim, esse mecanismo é possível por pesquisas de mercado e pela quantidade comercializada. “É algo a ser estudado. Existem outros, como o ‘Armazém da Família’, que trabalham com consumidores cadastrados pela renda, mas que exige espaços físicos que hoje não temos”, explicou.
No roteiro, também uma visita a uma cozinha experimental usada para agregar conhecimentos para a comida produzida nas feiras.
Os principais anfitriões da visita foram o diretor da Secretaria de Abastecimento de Curitiba, Nivaldo Guimarães Vasconcellos, e a coordenação da Vigilância Sanitária de Alimentos.
Alimentação e Saúde
Um dos pontos de interesse para a Prefeitura de Jundiaí foi a integração que pode ser aperfeiçoada entre a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e a Secretaria de Saúde, responsável pela vigilância sanitária de alimentos. Esse foco deve ser discutido nas próximas semanas, ao lado da intensificação da cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Na visão geral do setor, o abastecimento reforça a produção agrícola local e parte deste setor fortalece o turismo com efeitos na economia e na cultura da cidade.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
-
28/01/2024
Tradição e inovação marcam a gastronomia da Festa da Uva
-
27/01/2024
Música, atividades lúdicas e brincadeiras agitam a criançada na Festa da Uva
-
01/11/2023
Festa da Uva 2024 abre Edital de Credenciamento para expositores