Caps Infantil desenvolve programa de educação profissional
Publicada em 22/10/2014 às 18:58O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Infantil desenvolve um programa de educação profissional com os adolescentes assistidos no local. A ideia é ajudar a inseri-los no mercado de trabalho, proporcionando contato com instituições como a Associação de Educação do Homem de Amanhã (Guardinha) e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), entre outros.
Nesta quarta-feira (22), um grupo de adolescentes visitou o Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo. A diretora técnica Raquel Conchetto explicou para o grupo o que é o CIC e mostrou os serviços oferecidos no local, como a Defensoria Pública, o Acessa São Paulo, a emissão de certidões, o Programa Recomeço Família, além dos cursos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (Funss) e o Senai.
“Queremos apresentar esse mundo para eles. Muitos não sabem e não têm acesso a esses órgãos”, diz a assistente social Gilzaneide Casatti, do Caps Infantil, lembrando que o programa já levou os jovens para visitar o PAT e a Guardinha. “Nas próximas semanas vamos conhecer o CIP e o Senac. Ao todo, o programa prevê 12 encontros.”
Moradora do bairro Ivoturucaia, Lídia Bardin dos Santos acompanhou a filha Lais, de 14 anos, na visita ao CIC e destacou a importância desse trabalho. “Minha filha é muito inteligente e fala que já quer trabalhar. Esse projeto está ajudando a gente a ter contato com esses órgãos e a aguçar o interesse dela.”
Atualmente, cerca de 200 crianças e adolescentes estão em atendimento regular no Caps Infantil, que conta com uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro e psiquiatra. Além das consultas, também são oferecidas oficinas para os pacientes.
Niza Souza
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial